21/05/20 11h11

Hospital Auxiliar de Suzano será aberto até 30 de junho

Espaço vai receber dez leitos de UTI e 80 de enfermaria para atender a população do Alto Tietê com coronavírus

Portal News

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) recebeu ontem a notícia de que o Hospital Auxiliar das Clínicas de Suzano será aberto até 30 de junho para atender pessoas diagnosticadas com o coronavírus (Covid-19). Haverá leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para o Alto Tietê. As primeiras informações apontam que serão 80 leitos de enfermagem e dez para (UTI).

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, em reunião por videoconferência com representantes das 12 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que também incluem Guarulhos e Santa Branca.

De acordo com o chefe da Pasta, a reforma da estrutura física de um dos dois prédios existentes na área do HC está sendo finalizada e na sequência haverá a aquisição e a instalação de camas, respiradores e demais itens que compõem os leitos. Em paralelo, será realizada a organização de pessoal para gerir a unidade.

A cobrança pela abertura do HC tem sido recorrente por parte da Prefeitura. O chefe do Executivo suzanense, inclusive, foi vistoriar as obras na semana passada, ao lado do diretor-executivo, Eduardo da Silva Santocchi, e do diretor de Enfermagem, José Jorge Quadros.

"Estou solicitando ao governo estadual os leitos de UTI para nossa região. E hoje tivemos uma data oficial por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que vai fazer a abertura para atendimento de pessoas com o novo coronavírus até o final do mês que vem. Agradeço o governador João Doria (PSDB) por atender essa demanda do Alto Tietê", concluiu Ashiuchi.

Em sua fala, o secretário estadual ainda afirmou que em 15 dias também serão abertos leitos de UTI e de enfermaria no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos. "Fizemos essa reunião com prefeitos e técnicos para buscar soluções rápidas e eficientes. Por isso, coloquei datas para nossas ações. Ficam estipuladas a abertura do Regional de Ferraz em 15 dias e a do HC de Suzano até 30 de junho", reiterou.

O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) também comentou a abertura do local. "As obras foram concluídas. A equipe técnica da saúde estadual fará uma vistoria no local para liberar a unidade para uso e aí sim, o HC de Suzano será finalmente liberado para atender nossa população", afirmou o parlamentar, que tem base política em Suzano.

Especialidades

Estevam também destacou que, mesmo após o controle da doença, o HC deve ser aberto à população para atender outras especialidades. "Uma luta antiga nossa que começará a beneficiará a região em um momento tão delicado para todos. Passada a pandemia, nosso trabalho é para que o HC de Suzano atenda a população em todas as demais especialidades, nos casos de média e alta complexidade"