Hortolândia é a melhor cidade do país para fazer negócios na área da Saúde
Setor representa 8% do PIB municipal, estimado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em R$23 bilhões
Tribuna LiberalHortolândia conquistou o primeiro lugar no ranking nacional das Melhores Cidades para Fazer Negócios na Saúde, elaborado pela consultoria Urban Systems e divulgado pela revista Exame. O município lidera a categoria, superando cidades como Ji-Paraná (RO), Ariquemes (RO), Cajamar (SP) e Santana do Parnaíba (SP). A cerimônia de divulgação ocorreu nesta quarta-feira (11), no Banco de Investimentos BTG Pactual, em São Paulo, durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos, promovido pela revista.
O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) participou do evento e destacou o papel estratégico que Hortolândia desempenha no setor. “Essa conquista reflete anos de trabalho e planejamento iniciado em 2025 pelo nosso grupo político e liderado pelo saudoso prefeito Angelo Perugini. Estruturamos nossa cidade para atrair grandes investimentos e proporcionar qualidade de vida à população. Hoje, temos uma infraestrutura urbana consolidada, com 99% de coleta de esgoto e 100% de tratamento, um diferencial, que potencializa novos investimentos da iniciativa privada, e que nos coloca no topo entre as cidades brasileiras”, disse Zezé.
Hortolândia tem se destacado, nos últimos anos, pela forte presença de empresas ligadas à saúde. O município abriga a maior planta da EMS, líder na produção de medicamentos no país, além de importantes empresas como a Dow e a Galderma da Nestlé. Recentemente, foi anunciada a instalação do Hospital Bela Aliança, em plena avenida da Emancipação, e da Clínica Paratodos, somando-se ao Hospital Samaritano e às centenas de clínicas médicas, odontológicas, entre outras, que contribuem para impulsionam o setor.
De acordo com Zezé Gomes, o setor de saúde representa 8% do PIB municipal, estimado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em R$23 bilhões. “Além da infraestrutura, fatores como a localização estratégica, cortada pelas rodovias Bandeirantes e SP-101 e a proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, tornam Hortolândia altamente atrativa para grandes empresas e investidores”, pontuou.
O estudo desenvolvido pela consultoria Urban Systems também avalia os investimentos municipais na saúde, nos quais Hortolândia se sobressai. Entre as iniciativas recentes, está a ampliação do Hospital Municipal, que agora conta com dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sala de imagem com tomógrafo e raio-X computadorizado, além de uma sala vermelha para atendimentos de emergência.
“Investimos praticamente o dobro do mínimo constitucional, de 15%, do orçamento municipal em Saúde, Temos um hospital reformado e com 80 leitos, três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que passarão em breve por grandes reformas, 17 unidades básicas de saúde, um Ambulatório de Especialidades e um Centro de Atendimento à Saúde da Mulher. Também entregamos nesta semana a nova UBS do Jardim Santa Clara e planejamos construir três novas sedes para os CAPs. Faremos ainda um Centro de Reabilitação, um Centro de Imagem e, com essas ações, consolidaremos a Vila da Saúde, que reunirá diversas especialidades médicas em um raio de aproximadamente 300 metros”, explicou o prefeito.
O ranking da Urban Systems é calculado a partir do IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), que considera fatores como população, fluxo comercial, infraestrutura e indicadores específicos de cada categoria. No caso da saúde, são avaliados critérios como o número de médicos, enfermeiros e obstetras, leitos privados, e investimentos públicos no setor.
“A liderança de Hortolândia no ranking da saúde é resultado do esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada. Estamos provando que é possível crescer com responsabilidade e inclusão, promovendo qualidade de vida e atraindo grandes oportunidades para a nossa população. Essa vitória é de todos os hortolandenses”, concluiu Zezé Gomes.
O Fórum organizado pela revista Exame também apresentou as melhores cidades em outras categorias, como serviços, educação e indústria. Hortolândia segue se consolidando como um município modelo, com potencial para liderar outros setores nos próximos anos.