23/04/10 15h23

Hörmann estuda abrir fábrica de portas no interior paulista

DCI

O grupo alemão Hörmann, fabricante mundial de portas residenciais e industriais, estuda a instalação de uma fábrica no Brasil, nos arredores da Região Metropolitana de São Paulo. "A Hörmann possui 23 fábricas, sendo 18 na Europa, três nos Estados Unidos e duas na China. Estamos montando a operação comercial no Brasil com R$ 5 milhões (US$ 2,8 milhões), e dentro de um ou dois anos após sentirmos o tamanho do mercado, devemos instalar a primeira fábrica da companhia na América do Sul. Nosso projeto, algo entre 35 milhões e 40 milhões de euros ou uns R$ 100 milhões, indica que ela pode ser instalada nas proximidades da região metropolitana de São Paulo, cidades do interior paulista como Jundiaí, Campinas, Jaguariúna ou mesmo Itupeva oferecem uma boa estrutura para a instalação dessa nova planta", declarou ao DCI, o diretor-geral da Hörmann no Brasil, Flávio Pinto.

De acordo com executivo, a companhia alemã que faturou 1 bilhão de euros em 2009 quer identificar as tendências e os padrões de consumo do mercado nacional. "Agora em 2010, estamos testando esse mercado com 4 mil portas residenciais e mil portas industriais para o segmento de alto padrão que seguem as normas europeias. O nosso estudo dirá se vamos produzir portas no Brasil seguindo as normas europeias ou as brasileiras, que são menos exigentes", avalia o diretor da subsidiária brasileira e completou: "Já pensamos a operação comercial trabalhando com o estudo de uma fábrica no Brasil, por uma questão logística é mais vantajoso produzir aqui do que trazer portas residenciais da Alemanha. É uma relação de valor, o preço médio de uma porta residencial com todos os acessórios é de R$ 500 (US$ 278 milhões), ao passo que uma porta industrial, custa em média R$ 10 mil (US$ 5,6 milhões)", argumentou o diretor. Ele explicou o novo foco da companhia alemã. "A Hörmann está se empenhando em aumentar sua presença nos BRICs [Brasil, Rússia, Índia e China]. Montou duas fábricas na China, está há três anos na Rússia, um ano na Índia e agora chega ao Brasil, essa é a estratégia", esclarece Flávio Pinto.

A Hörmann também divulgou sua estratégia para conquistar os clientes industriais "Para o setor industrial e logístico, a maior expectativa de vendas está nas portas rápidas, com sistema antichoque (softedge), mas também incluímos portas seccionais, as portas de enrolar, os niveladores de carga e as portas corta fogo. No Brasil, já fornecemos portas industriais para PepsiCo, Bosch, e NewCase Holland", finalizou o diretor, citando que a empresa iniciou as atividades em abril deste ano.