22/04/08 14h21

Honeywelll investe em gente e produtividade

Gazeta Mercantil - 22/04/2008

Apesar das restrições na cadeia de suprimento - principalmente do setor de fundição -, a Honeywell, fabricante de turbocompressores para caminhões e ônibus admite ser possível atender a grande demanda do mercado de caminhões. "Já investimos US$ 2 milhões em 2006 para ampliar a capacidade da fábrica de Guarulhos (SP) e estamos planejando aplicar igual quantia em 2009", disse José Rubens Vicari, diretor-geral da para a América do Sul. "O investimento maior agora será em capacitação de pessoas e em atividades de kaizen para ter uma produção enxuta e maior produtividade, pois a empresa já tem um processo de produção bastante automatizado e moderno, equivalente ao que a companhia tem no exterior", disse Vicari. Na Honeywell o volume de encomendas das montadoras para o primeiro semestre já está 17% superior ao mesmo período de 2007. "Estamos acelerando a produção. Temos dois turnos no setor de usinagem e estamos estudando implantar o terceiro turno na linha de montagem no segundo semestre", disse Vicari. "Mas o que preocupa são as restrições do setor de fundição, que está no limite da capacidade e entregando os produtos com até 20 dias de atraso", reclama o diretor da empresa. Apesar de não ter recebido revisão de pedidos das montadoras, a expectativa de Vicari, é que o segundo semestre não tenha um ritmo "alucinante'' de produção de caminhões. "O ânimo dos empresários pode mudar em razão do aumento das taxas de juros anunciada pelo governo". Ainda assim, o crescimento da empresa neste ano deverá situar-se entre 10% a 12% sobre 2007.