20/08/12 15h47

Honda faz hora extra em Sumaré

Valor Econômico

Desde que o governo lançou, no dia 21 de maio, o pacote de incentivos às montadoras, as vendas da Honda mais do que dobraram e a montadora passou a ter diariamente três horas extras de trabalho na fábrica em Sumaré, no interior paulista.
 
"Assim mesmo, não estamos conseguindo atender à demanda de nossa rede de concessionárias", diz Roberto Akiyama, gerente comercial da Honda, que comemorou neste mês a marca de 1 milhão de carros produzidos desde que começou, há 15 anos, a fabricar automóveis no Brasil.
 
Com 15 mil unidades emplacadas, a marca teve em junho o segundo melhor mês de vendas desde que chegou ao país, atrás apenas dos 15,7 mil carros de dezembro de 2010 - mês recorde para a indústria automobilística.
 
Mantendo o ritmo, a Honda espera fechar o ano com 136 mil carros emplacados, superando em 46,4% o volume de 2011 (93 mil unidades) e confirmando o melhor ano da filial brasileira.
 
Na esteira do corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a montadora ultrapassou a também japonesa Nissan - outra marca em forte expansão - e fechou julho na sexta posição no ranking das vendas de carros de passeio e utilitários leves. A evolução nos sete meses foi de 23,1%, na comparação com o mesmo período de 2011. Até maio, as vendas acumuladas da Honda marcavam queda de 5,4%.