08/10/12 15h10

Honda: fábrica de Sumaré completou 15 anos

Automotive Business

Primeiro carro a sair de lá foi o Civic, em 1997

A fábrica de automóveis da Honda de Sumaré (SP) comemorou 15 anos no sábado, 6 de outubro. A unidade foi a primeira das chamadas newcomers, que começaram a fabricar veículos no Brasil no fim da década de 1990. Em 1997, a planta foi inaugurada pelo então governador de São Paulo, Mário Covas, e pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O primeiro carro a ser produzido na unidade foi o Civic, como consequência da boa aceitação do modelo desde o início de suas importações, na primeira metade daquela década. A produção diária em 1997 era de 20 unidades. Havia 400 funcionários naquela época.

Mais tarde vieram o monovolume Fit (2003) e o sedã City (2009). Em agosto a fábrica atingiu 1 milhão de unidades produzidas. Nos últimos anos, a Honda passou fundir e usinar blocos e cabeçotes de alumínio de seus motores na própria unidade, além de injetar para-choques e painéis dos carros que produz ali, como resultado de um ciclo de investimentos de US$ 1 bilhão que termina em 2014. A unidade produz cerca de 650 automóveis por dia em dois turnos, segundo dados do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.

A fábrica chegou a operar em três turnos. O terceiro foi desativado no primeiro semestre de 2011. Quatrocentos trabalhadores foram demitidos como consequência da escassez de peças provenientes do Japão, afetado por um terremoto seguido de tsunami em 11 de março daquele ano.

Atualmente, segundo a Honda, mais de 100 fabricantes de autopeças instalados no Brasil fornecem componentes para a fábrica do interior paulista, que produz com índice atual de nacionalização entre 70% e 80%. A fábrica de Sumaré ocupa um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados, com área construída de 190.389 m². Emprega mais de 3,2 mil colaboradores.