03/09/08 14h16

Hold investe na BBKO para iniciar processo de fusão

Gazeta Mercantil - 03/09/2008

A brasileira Hold, de serviços de tecnologia da informação, está investindo R$ 20 milhões (US$ 12,3 milhões) na BBKO Consulting, que instala sistemas de gestão da fabricante alemã SAP nas empresas, como forma de estimular o crescimento mais rápido de suas operações. O investimento está principalmente voltado a aquisição de empresas menores, que serão integradas à BBKO, para que possa aproveitar melhor o potencial de seu mercado. Em troca, as duas começam a realizar uma fusão progressiva, prevista para ocorrer durante os próximos dois anos e já passam a atuar no mercado como Hold-BBKO. Com o negócio, elas iniciam uma compra em um modelo diferente, sem realizar a aquisição de controle num primeiro momento. A preocupação das empresas é evitar entrar em um processo de integração que as distrairiam de aproveitar o atual potencial de crescimento de seus mercados, explica o presidente da Hold, Eduardo Macito. A BBKO dobrou de tamanho no último ano e tem previsão de crescer mais 40% em 2008. Juntas, faturam pouco acima de R$ 100 milhões (US$ 61,3 milhões), diz o sócio-diretor da empresa, Marcos Peano. O objetivo é chegar a R$ 250 milhões (US$ 153,4 milhões) em 2010, tamanho que as colocaria entre as dez maiores do País em serviços de TI, e, segundo seus executivos, diminuiria o risco de serem alvos de aquisição agora que o mercado passa por período de forte consolidação. A escolha da marca que permanecerá com a integração ainda está em começo de estudos. As empresas preferem sentir a reação do mercado antes de fazer uma decisão. A Hold possui certificado CMMI (sigla para modelo integrado de maturidade de capacidades) nível 3 - vai até o 5 -, que busca garantir a previsibilidade e qualidade no desenvolvimento de software e se tornou uma exigência de muitos clientes para a contratação de serviços terceirizados de programação. A BBKO vai replicar tarefas realizadas na parceira para chegar ao mesmo patamar entre seis meses e um ano. As empresas possuem 65 clientes, focadas em grandes contas, como Johnson & Johnson´s, Embraer, Perdigão, Citibank, Santander e Natura.