11/04/08 11h22

Holanda quer parceria no setor de biocombustíveis

Valor Econômico - 11/04/2008

A Holanda tem forte interesse em cooperação com o Brasil no setor de biocombustíveis e quer transformar o porto de Roterdã em ponto de distribuição para o etanol brasileiro na Europa, informou ao Valor o ministro holandês de Comércio Exterior, Frank Heemskerk, por telefone, logo após encontrar-se, em Amsterdã, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As metas européias para aumento do uso de biocombustíveis garantem boas perspectivas de futuro para o etanol de cana, argumentou o ministro holandês. Ele assina hoje memorando de entendimento e cooperação com o Brasil no setor de biocombustíveis, que prevê a atuação dos dois países em projetos comuns em terceiros mercados e no chamado etanol de segunda geração, produzido a partir de celulose. Os dois países devem também buscar juntos mecanismos "sustentáveis" de produção do etanol, disse o ministro. Na próxima semana, Heemskerk vem ao Brasil, acompanhado pelo prefeito de Roterdã, Ivo Opstelten, e executivos de cerca de 30 empresas holandesas, interessadas nos setores de transporte, energia e logística. "A Holanda tem muito a oferecer em infra-estrutura, construção de portos, para atender à ambição do Brasil de buscar cooperação para o PAC", garantiu o ministro holandês. No ano passado, a Holanda retomou o papel de maior investidor estrangeiro no Brasil, que havia perdido para os Estados Unidos, com investimentos de US$ 8,1 bilhões, quase 24% do total de investimentos diretos estrangeiros. "Nos próximos anos, devemos aumentar ou, no mínimo, manter os atuais níveis de investimentos no Brasil", assegurou o ministro holandês. Embora seja relevante para o Brasil, o total de investimentos holandeses no país representa apenas 1,15% do total de investimentos da Holanda no mundo, o que leva o governo brasileiro a acreditar que é necessário atrair o setor privado holandês com as perspectivas de investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).