24/07/24 14h28

Höganäs celebra 25 anos em Mogi trabalhando com segurança, ESG e desenvolvimento humano

Inovação e oportunidades profissionais estão no foco da empresa que tem a meta zerar as emissões de CO² até 2030

O Diário de Mogi

A Höganäs Brasil é uma indústria sueca de pós metálicos que chegou ao Brasil há 25 anos e se instalou em Mogi das Cruzes. A atuação da empresa na cidade não é somente sobre a operação industrial, que tem a sucata como matéria-prima.

Além de atuar com a segurança em primeiro lugar e a sustentabilidade como um pilar, a responsabilidade socioambiental faz parte das ações que a empresa desenvolve em: cultura, esporte e causas sociais. O desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores também é um foco e foi um dos temas abordados na entrevista que a Jessica Leão, do programa +Diário, realizou na empresa e você conferir no GloboPlay.

A empresa que tem 227 anos de atuação no mundo, completa 25 anos no Brasil neste 2024 e tem metas ambiciosas relacionadas ao meio ambiente, como por exemplo zerar as emissões de CO² até 2030. O gás é um dos principais poluentes que contribuem para o aquecimento global.

“Sabemos que muitas empresas estão nessa corrida (sustentável), mas acreditamos que sair na frente gera essa influência positiva”, destaca Adriano Machado, presidente da Höganäs Brasil.

Em Mogi, a preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores está sempre em pauta e pensando nisso, o programa Saúde Ativa foi criado para incentivar colaboradores e familiares a cuidar do corpo e mente. O programa oferece corridas de rua, passeios de bicicleta, jogos de futebol e até viagens aos colaboradores e seus familiares, melhorando o clima e estreitando as relações.

Dentre as muitas oportunidades de desenvolvimento profissional, uma de destaque é a possibilidade de um intercâmbio profissional em outras plantas da empresa pelo mundo. “Essa política permite uma vivência internacional, muito presente na cultura sueca de fazer negócio…”, detalha Adriano Machado.

Sidnei Cabral, técnico de processo, colaborador da empresa desde 1999 viveu essa experiência quando foi realizar um trabalho na planta da Höganäs na índia. “Nós tínhamos um projeto de atomização aqui chamado de T-Jet. Os nossos amigos indianos também, só que o nosso processo estava com uma qualidade muito boa. Então eu fui convidado a ir à Índia, porque eles estavam com dificuldade. Ensinamos e até hoje eles estão trabalhando lá”, relembra. Tudo na Höganäs é ainda mais importante para Cabral, pois o seu pai, Luiz Antonio Cabral, se aposentou na unidade em 1996 e passou seu legado ao filho.

Adriano explica que as trocas de experiências entre plantas é parte da cultura da Höganäs no mundo inteiro: “Outros colaboradores aqui do Brasil foram para outras plantas aprenderem sobre a tecnologia que hoje nós utilizamos aqui no Brasil”, exemplifica.

Oportunidades, inovação, qualidade e desenvolvimento em Mogi, com segurança e sustentabilidade, além da preocupação real com as pessoas, é o que faz a Höganäs ser líder de mercado sempre impulsionando mudanças positivas por meio da inovação material.

 

Fonte: https://www.odiariodemogi.net.br/canal/acao-em-rede/hoganas-celebra-25-anos-em-mogi-trabalhando-com-seguranca-esg-e-desenvolvimento-humano/