23/01/08 11h41

Hershey's e Bauducco fecham acordo

Valor Econômico - 23/01/2008

A fabricante de chocolates americana Hershey's e a brasileira Bauducco assinam hoje uma associação entre as duas empresas. A Hershey's do Brasil fica com participação majoritária no negócio, de 51%, mas entrega as áreas comercial, de marketing e distribuição para a nova parceira, que assume os outros 49% da companhia. Depois de mais de oito meses de conversas e de negociações avançadas desde o final do ano passado, as empresas resolveram a última pendência - o tempo de carência para que qualquer uma das partes possa desfazer o negócio sem ressarcir a outra. As companhias bateram o martelo em dois anos, período defendido pela Bauducco. A Hershey's defendia cinco. A integração das equipes de vendas das duas companhias começa a ser feita a partir do dia 1º de fevereiro, quando os profissionais da Hershey's já começam a dar expediente na Bauducco. As diretrizes da área comercial ficam sob responsabilidade da brasileira, que terá o desafio de emplacar a marca americana de chocolates no país. Já o controle financeiro fica com a Hershey 's, cuja matriz nomeará um diretor para a área. A pressa está na integração da divisão comercial e na incorporação da distribuição da Hershey's - o grande gargalo da companhia - pela Bauducco. As áreas administrativas também serão reunidas, mas este processo deve ser mais lento. No grande varejo, a Bauducco assume a nova linha de produtos e ganha fôlego para negociar com os grandes varejistas. Já nos pequenos e médios estabelecimentos, a Bauducco conta com uma extensa rede de distribuidores pelo Brasil divididos pelas marcas Visconti e Bauducco. A empresa brasileira está selecionando esses parceiros para que não haja conflito de interesses - muitos deles já atendem outros fabricantes de chocolates. Líder em chocolates nos EUA, a Hershey's vinha recebendo forte pressão da matriz para fazer a operação brasileira deslanchar. Tem apenas 3% do mercado nacional de chocolates, segundo a Nielsen. A Kraft tem 34,1%; a Nestlé, 24,3%; e a Garoto, 26,9%.