Hering vai investir na valorização da marca e no aumento de franquias
Gazeta Mercantil - 06/12/2006
A Hering prepara um plano de negócios para os próximos cincos anos (2007 até 2012). A companhia, que vai apresentar ao mercado os detalhes do planejamento estratégico em janeiro ou fevereiro de 2007, contratou em maio deste ano a consultoria norte-americana Bain & Company, que entre julho e agosto fez pesquisas de mercado com consumidores, varejistas e franqueados que constataram que a marca Hering ainda não atingiu todo o seu potencial. O eixo desse novo plano será a valorização da marca e produtos da empresa e maximização do potencial da distribuição (franquia e multimarca). A nova estratégia poderá elevar a participação das franquias no faturamento da companhia dos atuais 45% para entre 50% e 60%. Atualmente, a marca Hering tem 139 lojas franqueadas e oito próprias. A PUC, sua marca infantil, tem 38 lojas franqueadas e uma própria. Uma franquia da Hering - cujos contratos, renováveis, duram cinco anos - leva de 18 a 24 meses para dar retorno ao franqueado, segundo o empresário. A companhia disponibilizará também uma linha especial de crédito para incentivar as reformas das lojas, que, por contrato, precisam ser feitas a cada cinco anos. Trata-se de um financiamento de cinco anos com TJLP mais 5% ao ano. O Estado de São Paulo é um dos focos para essa linha de crédito.