04/06/10 10h48

Herdeiro da Gerdau planeja acelerar crescimento da Vossa em São Paulo

Valor Econômico

O empresário gaúcho Carlos Gerdau Johannpeter, dono da agência de planejamento estratégico, propaganda e marketing Vossa, pretende concluir num prazo de quatro a seis meses a aquisição ou associação com uma empresa em São Paulo para crescer mais rapidamente no maior mercado do setor no Brasil. Duas negociações estão em andamento e uma terceira possibilidade está "indo para a mesa", afirma.

Carlos, 49 anos, é filho do presidente do conselho de administração do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, e trabalhou no conglomerado siderúrgico de 1979 a 2002, quando era diretor executivo da área comercial. Em 2005, com um investimento de R$ 60 mil (US$ 24,7 mil), decidiu tomar rumo próprio e abriu uma agência focada no "alinhamento" entre comunicação e planejamento estratégico. "Sempre tive interesse por essa área porque na Gerdau eu cuidava da imagem e da marca do grupo e mantinha relacionamento com várias agências", lembra. De acordo com Johannpeter, a Vossa tem como alvo principal os clientes com faturamento entre R$ 30 milhões (US$ 16,7 milhões) e R$ 300 milhões (US$ 166,7 milhões) por ano.

Conforme o empresário, a ideia agora é adquirir o controle ou se associar a uma agência de médio porte para reforçar o trabalho de prospecção no centro do país e ao mesmo tempo incorporar uma carteira já estruturada de clientes. As conversas em curso envolvem agências de publicidade porque ele não encontrou uma empresa concorrente com um portfólio de serviços diversificado como o da Vossa, explicou.

A agência gaúcha inaugurou um escritório em São Paulo, na avenida 9 de Julho, em janeiro de 2009 e neste ano prevê um crescimento de 30% a 40% na receita líquida, para até R$ 3 milhões (US$ 1,7 milhão). Incluindo as verbas administradas dos clientes, o montante deve subir para cerca de R$ 12 milhões (US$ 6,7 milhões), informa Johannpeter. Se a aquisição ou associação em São Paulo for bem sucedida, o empresário calcula que as receitas poderão crescer até "dez vezes" num período estimado entre três e cinco anos. A partir do mercado paulista a empresa também pretende estender os serviços a outras capitais brasileiras.