19/11/09 12h15

HDez prepara expansão fora do Sul

Valor Econômico

A HDez Empreendimentos, sediada em Joinville (SC), está dando início ao sistema de franquias e à sua expansão fora da região Sul. Com a marca Hotel 10, voltada a hotéis econômicos e hoje somente presente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a empresa chegará à cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, em 2010, inaugurando sua sexta unidade.

Paulo Linzmeyer, sócio-diretor da HDez, diz que o objetivo da empresa em 2010 é abrir outras duas unidades no Paraná, uma em Cascavel e outra em Garapuava, também pelo sistema de franquias, uma forma de expansão mais rápida, uma vez que utiliza capital de terceiros para incrementar a rede. Além de um avanço no PR, estão nos planos da empresa o interior de São Paulo e Minas Gerais, mas ainda não há projetos concretos. Os investimentos das três unidades chegarão a R$ 18 milhões (US$ 10,5 milhões), feito pelos franqueados. Em 2009, apenas um novo Hotel 10 foi aberto, em São Leopoldo (RS), com R$ 6 milhões (US$ 3,5 milhões) em investimentos.

De acordo com Linzmeyer, até então a marca estava restrita a investimentos do tipo condohotel (no qual investidores compram apartamentos e recebem remuneração pela sua ocupação) e limitada ao Sul, de forma a "criar uma massa crítica" entre os consumidores. Também não houve uma expansão forte ao longo do ano porque o mercado ainda sentia os efeitos da crise econômica mundial.

De novembro do ano passado até abril deste ano, segundo ele, a rede sofreu com recuo de 40% na receita. Além da crise, houve as enchentes em Santa Catarina. No ano, a empresa espera fechar com uma queda menor na receita, de 15% em relação ao ano passado, e prevê um cenário melhor para a temporada de verão 2009/2010. Linzmeyer acredita que terá um incremento de 15% pela melhora na economia como um todo e do próprio clima na região Sul.

Implantada há cinco anos e meio, a bandeira Hotel 10 existe em outros cinco municípios: Itajaí (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), União da Vitória (PR) e São Leopoldo (RS). A empresa vem estudando a entrada de um sócio estratégico para acelerar sua expansão nos próximos anos. "Somos pequenos e abelhudos", disse Linzmeyer, afirmando que tem pesquisado novas áreas para assim que fechar com um parceiro estratégico avançar mais, ajudado pela capitalização deste possível novo sócio.