11/07/23 14h21

Haval H6 será um dos GWM produzidos em Iracemápolis

AutoData

Após um desempenho considerado de sucesso pela matriz nos primeiros meses de vendas, com cerca de 1 mil emplacamentos e o posto de híbrido mais vendido no mercado brasileiro, a GWM confirmou que o SUV Haval H6 será um dos modelos produzidos em sua fábrica de Iracamápolis, SP. Deverá ser o terceiro modelo, após a picape híbrida flex e o SUV derivado desta picape, que compartilhará plataforma.

Quem contou tudo isto foi Oswaldo Ramos, COO da GWM no Brasil, durante o Seminário AutoData Revisão das Perspectivas 2023, realizado de forma online até a quarta-feira, 12.

“Foi bom testar o mercado com esse modelo importado, começando a nossa operação no Brasil, porque nos mostrou que o Haval H6 tem demanda para ser nacionalizado. Ainda mais porque já teremos outros dois veículos nacionais e a oportunidade de compartilhar os componentes. Com a escala existindo as contas fecham e já estamos fechando os números para produzir o Haval H6 em Iracemápolis”.

Ramos afirmou que a empresa está desenvolvendo, junto com a Bosch, parte do sistema flex que será integrado ao powertrain híbrido, antecipando um dos seus fornecedores nacionais. O COO disse não ter pressa com o desenvolvimento da motorização híbrida flex porque a GWM não quer ser a primeira, mas pretende entregar uma das melhores soluções para o consumidor, à medida que outras marcas também terão produtos no mesmo segmento.

O executivo ressaltou a competitividade do mercado nacional, que possui oportunidades de exportar tecnologia local para fora da América Latina. Ramos citou como exemplo a área de softwares e a blindagem nacional, que tem custo menor do que trazer o veículo blindado da China e possui uma certificação de proteção ainda maior.

Com três modelos já confirmados para o Brasil o executivo avaliou o atual mercado brasileiro como bom, com 2 milhões de veículos leves sendo vendidos por ano, volume que coloca o País no Top 10 global. Para 2023 a expectativa é de 2,2 milhões de emplacamentos, com um segundo semestre até 10% maior do que o mesmo período de 2022, esperando também uma queda na taxa de juros atual:

“O segundo semestre será maior e mais disputado do que no ano passado. Após a nossa chegada estamos vendo os concorrentes anunciando promoção, taxa zero, e isso é bom para nós também, pois traz o cliente para o mercado e somos uma das opções. No segmento de R$ 200 mil a R$ 300 mil não há crise, a demanda existe e as marcas precisam entender o que o consumidor quer”.

Na visão da GWM o consumidor brasileiro já mudou seu comportamento de consumo, buscando mais tecnologia nos veículos, querendo comprar o que é novidade no mercado, caso dos veículos híbridos e elétricos. Ramos, parafraseando Belchior, lembrou que o novo sempre vem, assim como fez a Volkswagen recentemente com Elis Regina e Maria Rita, e esse é um caminho sem volta, assim como a oferta cada vez maior de conectividade e de assistentes de condução semi autônomos.

Para o segundo semestre a GWM já importou mais 3 mil Haval H6, que serão usados para atender à demanda dos clientes que estão na fila de espera e para abastecer as cinquenta concessionárias que estarão abertas até dezembro, oferecendo pronta entrega para os compradores: Ramos está convencido de que os clientes não estão mais dispostos a esperar longos prazos, como ocorreu em 2022. Parte deste lote também será usado para formar sua frota de veículos para test-drive.

Fonte: https://www.autodata.com.br/noticias/2023/07/10/haval-h6-sera-um-dos-gwm-produzidos-em-iracemapolis/58748/