12/07/16 15h04

Harald reafirma investimentos na construção de nova fábrica

Com documentação pronta, plano de expansão na cidade é confirmado pela gerência local

Diário de Marília

A indústria Harald Chocolates reafirmou na última semana o plano de expansão que exigirá investimentos de R$ 50 milhões na cidade para construção e instalação de uma nova fábrica em Marília, no distrito de Lácio. A empresa foi adquirida no ano passado por um grupo japonês, a Fuji Oil, que adquiriu 83,3% da Harald, num negócio estimado em R$ 640 milhões, e desde 2014 mantém uma linha de produção com 55 funcionários.

O Secretário Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Junior, se reuniu na semana passada com gerente da área de negócios, Marcos Kenji Alves, e o gerente da área administrativa, Rodney dos Santos Inácio, que confirmaram os planos de expansão na cidade por parte dos novos proprietários.

A expectativa é a instalação da nova fábrica em Marília na área de 50 mil m² repassada pelo município, com aprovação pela Câmara Municipal, visando dinamizar a produção local já existente.

“Em Marília, desde 2014, estamos produzindo a linha de recheios e doces à base de chocolate. Atualmente contamos com 55 funcionários. Temos um planejamento inovado para o futuro, inclusive incrementar a linha de amendoim e castanhas na nova fábrica na cidade. A parte documental está concluída. O próximo passo será a construção do prédio com investimento de R$ 50 milhões para o início da produção diversificada no período de até dois anos”, afirmaram os representantes da empresa na cidade.

O secretário municipal destacou que a Harald será muito importante para a economia do município, assim como para a geração de empregos. “Será um reforço muito forte para a cidade conhecida como ‘Capital Nacional do Alimento’. A perspectiva é excelente”, afirmou Cássio.

Atualmente a Harald é uma potência internacional na produção de alimentos, líder no mercado de chocolate industrial. O Brasil é um dos principais consumidores mundiais do produto. Com uma produção de mais de 90 mil toneladas/ ano, a Harald mantém a liderança em coberturas, com a produção de chocolates para indústrias de alimentos expressivas como Kibon, Bauducco e Marilan.

Composta por um quadro de mais de 600 colaboradores, exporta para mais de 30 países (Estados Unidos, América Latina, México e diversos do Oriente Médio).

Em 2015, a Harald começou a ser adquirida pelo grupo japonês Fuji Oil de processamento de óleos, com objetivo de expandir a linha de produtos, inclusive no mercado de chocolates. Em abril deste ano, a multinacional japonesa Fuji Oil comprou 83,3% da Harald, num negócio estimado em R$ 640 milhões.

Fundada em Porto Alegre no início dos anos 80 por Ernesto Harald Neugebauer, da família pioneira na produção de chocolates no Brasil, a Harald é destaque com marcas importantes como Unique, Melken, Inovare, Melken Doce Cozinha, Harald Decor, Harald Top, Harald Confeiteiro além de Harald Raspar e Cobrir. Por categoria mantém produção na linha de amêndoas, chocolates, coberturas, confeitos, decorações, doces e recheios e pós.

“A Filosofia do Grupo Fuji Oil é buscar o potencial dos ingredientes alimentícios, com produtos de altíssima qualidade. Marília passa a ser muito importante com essa meta de crescimento da produção”, concluiu Cássio.