29/09/10 13h40

Harald prevê crescer 20% com demanda maior por chocolate

DCI – 29/09/10

O crescimento da economia do País é um sinal particularmente bom para Ernesto Ary Neugebauer, presidente de uma das maiores fabricantes de chocolate industrial do Brasil: a Harald, que fornece chocolate e coberturas a gigantes do varejo, como Bauducco, Kibon e McDonald's, aposta na fórmula segundo a qual "o crescimento do consumo de chocolate é proporcional ao crescimento do PIB per capita de um país" e está investindo R$ 70 milhões (US$ 40 milhões) numa nova fábrica para acompanhar este momento. Ao mesmo tempo, o ritmo do mercado de chocolate atrai investimentos na fabricação de equipamentos industriais para o setor.

"A nova fábrica da Harald vai ajudar a ampliar a capacidade de produção e assim conseguiremos um ganho em market share", explica Neugebauer. A companhia, que deve faturar R$ 440 milhões (US$ 251,4 milhões) este ano, detém 27% do mercado de chocolates e 65% do de coberturas. O crescimento esperado em 2011 é de 20%, ainda sem a nova planta na cidade de Cajamar (Grande São Paulo), que deve entrar em operação em 2012. A empresa vem de um crescimento de 25% no faturamento sobre os R$ 350 milhões (US$ 177,7 milhões) de 2009.

Além da nova fábrica, construída com recursos próprios, a Harald deve buscar financiamento até o ano que vem para a aquisição de outra empresa do setor. "Já temos três empresas em vista, mas o valor investido vai depender da opção de financiamento que fizermos", afirma Neugebauer. A empresa deve decidir se buscará apoio de algum banco ou de um parceiro estratégico.

Atualmente a empresa produz 66 mil toneladas por ano e a expectativa é de passar das 100 mil toneladas em 2012. "A Harald está posicionada entre os dez maiores fabricantes de chocolate", explica o executivo principal da empresa que disputa um mercado bastante segmentado com a Cargill Chocolates, com a brasileira Garoto, e com a Nestlé, entre outras. "O mercado pede para entrarmos no varejo, mas isso está fora da nossa estratégia", explica Neugebauer, para quem a disputa de espaço no varejo vai colocar a empresa em concorrência com alguns clientes, o que não é estratégico para a empresa.

Da carteira de 7,5 mil clientes ativos, a Harald fornece produtos também para o mercado externo. Atualmente, a companhia atende a mais de 20 países, como EUA, Emirados Árabes e países da América Latina. As exportações atualmente representam 6% do faturamento da empresa sediada em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Até o final deste ano, as vendas externas devem crescer aproximadamente 20%. Segundo Neugebauer, a empresa tem objetivos de dobrar a participação das exportações no faturamento, chegando à fatia de 12%.