11/04/08 11h24

Häagen-Dazs terá mais oito lojas para vender sorvete

Valor Econômico - 11/04/2008

Além das massas Frescarini, do pão de queijo Forno de Minas e outras marcas, a multinacional americana General Mills é dona também da Häagen-Dazs, a grife de sorvetes premium que deverá ter mais oito lojas neste ano no Brasil. O sorvete premium é aquele sem aromatizantes, corantes e emulsificantes e que é feito com ingredientes frescos. No Brasil desde 1997, a Häagen-Dazs pretende abrir oito novas lojas este ano em várias cidades do país. Esta será a estratégia da empresa para aumentar as vendas também nos supermercados. "A cada nova loja aberta, o volume vendido no varejo local triplica", diz Marcos Scaldelai, gerente de marketing da General Mills. "As lojas são nosso instrumento de divulgação da marca. Quando o consumidor experimenta um sorvete na casquinha, ele gosta tanto que depois compra o pote no supermercado", diz Scaldelai. Atualmente, a rede conta com 12 sorveterias próprias. As novas serão abertas no Nordeste, interior de São Paulo, no Sul do país e também nas capitais paulista e carioca. O segmento de sorvetes premium representa 7% do mercado total de sorvetes. A Häagen-Dazs tem entre 8% e 9% da segmentação, que não tem liderança definida, já que é disputado por muitas marcas (Kopenhagen, La Basque e Kibon Carte d'Or, entre outras). A meta é chegar ao final do ano com 15% de participação, o que representaria para a empresa um crescimento de 30% no volume vendido. Com vendas maiores, o Brasil se torna um sério candidato para sediar a fábrica latino-americana da marca, planejada para daqui três anos. Hoje, o sorvete vem da França.