Há um ano no Brasil, Datalogic inicia vendas para Mercosul
Valor EconômicoPouco mais de um ano depois de começar a fabricação de seus leitores de código de barras no Brasil, a italiana Datalogic começa a exportar seus produtos para os países do Mercosul.
Com a decisão, a companhia pretende usufruir da isenção de impostos de importação e baixar entre 20% e 30% o preço de produtos vendidos na região. Até agora, os equipamentos comprados por empresas da região eram encomendados diretamente nos EUA, aumentando os custos. As primeiras vendas já aconteceram em outubro, mas o grande volume virá a partir de 2016, segundo Fábio Lopes, diretor de vendas da companhia para América Latina Sul (que abrange Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai).
Em entrevista ao Valor, o executivo destacou que as receitas em dólar que passarão a vir para o Brasil ajudarão muito o desempenho financeiro do país, especialmente em um momento de valorização da moeda americana. A Datalogic não divulga receita por país ou por região. Entre os grandes fabricantes globais de leitores - lista que conta com nomes como Intermec, vendida pela Motorola Solutions e Honeywell -, a Datalogic é a unidade com produção local.
Segundo Lopes, o investimento no Brasil tem valido a pena. "Até agosto, vendemos o mesmo que durante o ano de 2014 inteiro", disse. Ele destacou o desempenho dos segmentos de saúde e varejo. O executivo também tem percebido demanda no segmento farmacêutico.
Os produtos, no entanto, não fazem parte da linha produzida localmente. A linha de produção no Brasil foi implantada com um investimento de US$ 2 milhões. Na unidade instalada na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, também foram instalados um centro de suporte técnico e um espaço para demonstração de produtos. A empresa conta com 50 funcionários. De acordo com Lopes, não foi necessário fazer investimento adicional na fábrica para atender à demanda dos outros países, pois a unidade foi montada com base em demanda futura.
Nos primeiros seis meses do ano, a Datalogic apresentou uma receita de € 257,5 milhões, um aumento de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido avançou 41%, para € 21,4 milhões.