28/05/10 10h43

H&M avalia entrar no Brasil e na Argentina

Valor Econômico

Não é só a Inditex, dona da rede Zara, que está com as atenções voltadas para os mercados emergentes. Sua principal rival, a sueca Hennes & Mauritz AB (H&M), segunda maior varejista de roupas da Europa, avalia abrir sua primeira loja no Hemisfério Sul, seguindo os passos da concorrente. "Brasil e Argentina são muito interessantes", afirmou este mês o executivo-chefe da rede, Karl-Johan Persson, acrescentando que a Austrália também é uma possibilidade. A empresa pretende entrar na região em algum momento, após "certificar-se" de que pode lidar com a expansão.

Nenhuma das 2 mil lojas da H&M fica ao sul do Equador, já que as diferenças sazonais complicam a organização da logística dos produtos vendidos pela empresa. A Inditex, maior varejista europeia de roupas, entrou no Brasil em 1999 e possui cerca do dobro de pontos de venda mundiais que a H&M. As vendas varejistas no Brasil, maior economia da América Latina, cresceram 15,7% em março, o quíntuplo que na Alemanha, maior mercado da H&M.

A varejista sueca expandiu seu número de lojas em 14% ao ano nos últimos cinco anos e pode cumprir sua meta de crescer entre 10% e 15% em 2010 sem precisar entrar no Hemisfério Sul, ressaltou Persson. A empresa também pode fazer aquisições, após ter comprado em março a companhia de moda Fabric Scandinavien AB.