GWM planeja iniciar exportações para América Latina em 2025
Marca diz que todos os modelos feitos no Brasil poderão ser vendidos em outros países
Automotive BusinessA GWM já faz planos para iniciar as exportações para a América Latina em 2025.
A informação foi revelada por James Yang, CEO para a América Latina da empresa chinesa, durante o Veículo Elétrico Latino-Americano, evento que acontece até o próximo dia 7 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Vale ressaltar que, por enquanto, a fabricante sequer iniciou a produção de veículos em Iracemápolis (SP) - algo que deve ocorrer em 1º de maio de 2024.
"Considerando os processos de homologação e testes, o prazo deve ser este", afirmou Yang, que disse que todos os veículos fabricados por aqui poderão ser exportados. Países como Argentina, Colômbia e Uruguai despontam como favoritos para receberem as primeiras unidades.
Perguntado sobre os resultados no mercado brasileiro, o executivo disse que os números estão dentro das expectativas da empresa.
"Os clientes aceitaram muito bem o nosso SUV (Haval H6) e estão demandando por novas soluções de motorização. Nossa expectativa é de que a procura siga aquecida até o final do ano".
Yang disse que a GWM ainda não faz uma projeção de vendas até o fim do ano por estar adequando o volume de importação e vendas ao mercado brasileiro.
Concessionárias e lojas em shoppings são 'complementares'
Até o momento, a GWM possui 31 concessionárias espalhadas pelo país, além de 34 pontos de venda em shopping centers. A ideia era que as lojas em shoppings fossem temporárias, como uma estratégia de divulgar a marca após seu lançamento, mas a próipria GWM decidiu manter algumas dessas unidades abertas.
A fabricante afirma que os modelos de venda são complementares: os pontos em shoppings são responsáveis pelo contato inicial do cliente com a marca, enquanto as concessionárias exercem o papel de conhecimento do produto em si, uma vez que apenas nas revendas é que o cliente pode realizar um test drive no carro, por exemplo.