20/01/11 11h52

GVT investirá US$ 1,18 bi em três anos em São Paulo

Folha de S. Paulo

A GVT investirá R$ 2 bilhões (US$ 1,18 bilhão) nos próximos três anos para disputar o mercado de telefonia, banda larga e TV por assinatura em São Paulo. "São Paulo é o melhor lugar em que a GVT poderia entrar. Estamos com uma expectativa muito positiva", afirma Amos Genish, presidente da companhia.

A GVT, que entrará no mercado dominado por Net e Telefônica, estuda disponibilizar internet com velocidade de 35 Mbps (Megabits por segundo) por menos de R$ 100 (US$ 58,8). Os pacotes de 15 Mbps custarão R$ 79,99 (US$ 47,1). Os serviços da empresa, hoje disponíveis apenas para o meio corporativo, serão comercializados para residências da capital paulista no segundo semestre de 2011.

A data de lançamento depende de autorizações da Prefeitura de São Paulo e de obras da GVT, afirma Genish.

Na próxima semana, a empresa fará pré-lançamentos em Santo André e São Bernardo. Em SP, a GVT atende Campinas, Sorocaba, Osasco, Guarulhos, entre outras. "Achamos melhor começar com mercados menores, até para podermos ajustar a nossa proposta de valor para São Paulo", explica Genish.

O presidente da GVT disse que a Vivendi, que comprou o controle da companhia por R$ 7,8 bilhões (US$ 4,6 bilhões), ajuda a empresa a "pensar grande". "Eles nos ajudaram a entrar no ramo da TV por assinatura e a pensar além das telecomunicações", afirma o israelense Genish.

O pacote de TV por assinatura da empresa, segundo o executivo, terá ferramentas de interatividade e acesso rápido à internet. Em 2010, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aceitou a proposta de R$ 150 milhões (US$ 88,2 milhões) da francesa Vivendi pelo fim do processo sobre irregularidades na operação. O valor, porém, não é significativo para Genish. "Não muda nada para nós. A Vivendi ganhou R$ 4 bilhões (US$ 2,4 bilhões) com o nosso crescimento no último ano."