26/02/24 15h16

Gulf Oil, de lubrificantes, expande atuação no Brasil

Companhia vai ampliar capacidade da fábrica paulista e rede de postos de combustíveis

Automotive Business

Depois de adquirir uma fábrica de lubrificantes no Brasil no ano passado, a Gulf Oil International prepara uma ofensiva no mercado brasileiro. A companhia vai dobrar a capacidade de produção na nova unidade e expandir a rede de postos de combustíveis no Brasil.

Segundo o CEO da empresa no país, Ramiro Ferrari, até meados do ano passado, a companhia operava no Brasil por meio de um distribuidor. Agora, com a compra da fábrica em Iperó (SP), a Gulf passa a ter o Brasil como uma das principais operações no mundo.

“Dentro do nosso plano para o Brasil, compramos uma marca de defensivos agrícolas, com o intuito atuar no agronegócio. O Brasil será a alavanca do crescimento da companhia nos próximos anos”, disse Ramiro sem revelar os recursos aplicados no país para aquisição dos negócios.

O executivo ressaltou que a fábrica paulista passa por expansão para dobrar a capacidade instalada e atender o mercado brasileiro. A fábrica com capacidade de produção de 3 milhões litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado.

Meta da Gulf é dobrar venda de lubrificantes no Brasil

“Hoje, a unidade fabrica 3 milhões de litros de lubrificantes por mês e, em dois meses, vamos passar a produzir 6 milhões de litros mensalmente. Lá, além de lubrificantes e fluídos automotivos vamos fabricar também defensivos agrícolas”, ressaltou.

Ferrari afirmou que no Brasil a companhia vende 700 mil litros de lubrificantes por ano e com a nova fábrica a Gulf poderá aumentar o volume comercializado no país. “Hoje, temos uma participação de 2% do mercado considerando o óleo e o defensivo agrícola e com a nova unidade vamos ganhar participação.”

Expansão da rede de postos de combustíveis

Para ganhar mercado, o executivo ressaltou que a Gulf vai expandir a sua rede de postos de combustíveis que opera nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, a companhia é parceira da Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta da empresa é inaugurar 200 estabelecimentos com a bandeira Gulf até o final deste ano. Segundo Ferrari, até o momento, a companhia detém 20 postos de combustíveis operando sob a bandeira Gulf.

“Faz muito sentido a companhia investir em mercados em que a combustão ainda terá relevância. A Gulf tem uma participação grande na Índia, China e na Europa mas, com a eletrificação, o perfil do consumidor e do mercado estão mudando”, disse Ferrari. “Por isso, os investimentos no Brasil, para sustentar o crescimento da companhia no mundo.”

 

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/gulf-oil-de-lubrificantes-expande-atuacao-no-brasil/