31/05/16 14h12

Guarujá lança hoje edital para fazer concessão de aeroporto civil

Valor Econômico

A Prefeitura de Guarujá (SP) publica hoje o edital de licitação para concessão por 30 anos do aeroporto civil metropolitano. A concorrência internacional irá selecionar o concessionário que será responsável pela construção, exploração e manutenção do aeroporto dedicado à aviação comercial.

O complexo será erguido no município de Guarujá, em área compartilhada com a Base Aérea de Santos (Bast), que já usa o local onde hoje existe basicamente uma pista de pouso e decolagem. Com o aeroporto civil, a Força Aérea passará a ocupar um espaço reduzido.

Vencerá o leilão quem oferecer a melhor proposta técnica e de preço. Haverá outorga mínima, mas o valor só será revelado no edital. O vencedor deverá investir o equivalente a R$ 300 milhões ao longo da concessão.

O governo federal delegou à prefeitura uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 262 mil metros quadrados serão destinados ao desenvolvimento de terminal de passageiros, pátio de aeronaves, estacionamento e hangares. Havendo condições de expansão, uma área de igual tamanho está reservada para tanto.

O aeroporto deve receber no 1º ano entre 115 mil e 130 mil passageiros, atingindo 1 milhão de pessoas entre o 5º e 8º ano. A estimativa é que o movimento alcance 3,3 milhões de passageiros no pico operacional, no fim da concessão. Os fluxo deverá vir de regiões como Baixada Santista, ABC e zona sul de São Paulo.

O equipamento poderá atender também o fluxo destinado às plataformas offshore da Bacia de Santos, além dos passageiros dos transatlânticos que frequentam o porto de Santos durante quase seis meses do ano. Cargas serão atendidas nos porões das aeronaves de passageiros. As aeronaves serão de porte médio, com capacidade para até 124 passageiros.

A pista do aeroporto, que tem atualmente 1.390 metros de comprimento e 45 metros de largura, receberá investimentos para ser ampliada para 1.600 metros. Já a largura será mantida.