Guarujá Equipamentos transfere fábrica de itens usados no saneamento para Valinhos
Com apoio da Investe SP, projeto prevê expansão da produção e otimização dos processos logísticos
Investe São PauloA Guarujá Equipamentos, que produz materiais utilizados no tratamento de água, esgoto e efluentes, anunciou nesta terça-feira, 9 de agosto, que vai transferir sua produção da capital paulista para Valinhos (SP). O projeto, que recebe apoio da Investe São Paulo, envolve investimento de R$ 3,5 milhões e a contratação de 60 novos funcionários.
“É muito bom ver empresas como a Guarujá, ligadas ao setor de infraestrutura, demonstrando sua confiança no crescimento do Estado de São Paulo e no desenvolvimento do interior”, afirma o presidente da Investe SP, Juan Quirós.
A agência de promoção de investimentos e exportação é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, e está apoiando a empresa inclusive com questões relacionadas a exportação.
“Já exportamos hoje para Colombia, Paraguai e outros países na América do Sul, mas a Investe SP vai nos auxiliar a aumentar a participação no continente”, afirma Alexandre Ravagnani, diretor da empresa. Segundo ele, os principais concorrentes do mercado são alemães e americanos, então há muito espaço ainda para atuação internacional. “Queremos concorrer com os grandes”, disse.
Entre os itens produzidos pela Guarujá estão grades mecanizadas, removedores de areia, estações de tratamento compactas de água e esgoto e similares. Como explica Ravagnani, a empresa decidiu mudar para facilitar a logística de atendimento a clientes.
“Além disso, sabemos que enquanto a capital está se tornando um polo de serviços, o interior apresenta áreas maiores e mais próprias ambientalmente para empreendimentos industriais como o nosso”, complementa. A ideia é que, com a mudança, a produção aumente em 30%, e que o corpo de funcionários vá de 50 para 110.
“Valinhos recebe de braços abertos a produção da Guarujá Equipamentos, uma empresa empenhada em colaborar com a cadeia de sustentabilidade, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. O município tem sido um polo de atração de empreendimentos voltados à causa ambiental, cuja tecnologia será benéfica para toda a região,” comemorou o prefeito de Valinhos, Clayton Machado.
A Guarujá Equipamentos foi fundada em 1989, e já esteve instalada em diversos endereços em são Paulo. Essa será a primeira mudança substancial de endereço da empresa.