02/07/07 11h34

Grupo Total compra SD e quer dobrar a receita até 2009

Valor Econômico - 02/07/2007

O Grupo Total Comunicação, que reúne seis empresas nas áreas de publicidade e marketing, acrescenta mais uma companhia a seu portfólio. O grupo anuncia nesta semana a aquisição de 75% do capital da SD, empresa de marketing promocional que reúne promoção, mala direta e ações em ponto-de-venda. O Total já atuava nesse mercado com a agência OneStop e, segundo Francisco Mesquita, o principal executivo do grupo, a idéia é fundir a operação das duas empresas.  O valor do negócio não foi revelado mas, com a nova aquisição, 40% da receita do grupo virá da área de "no media", que compreende todas as ações de marketing fora da publicidade tradicional. Hoje a área representa 35% da receita do grupo, que somou R$ 120 milhões (US$ 55,12 milhões) em 2006. Essa operação faz parte do "ordenamento estratégico" do grupo iniciado no ano passado. A meta do plano de expansão, que inclui futuras aquisições, é fazer o grupo dobrar sua receita até 2009, para R$ 240 milhões (US$ 124,74 milhões). Entre os clientes fixos da SD estão marcas como Femsa, Coca-Cola, Publimetro e Santander. Já a OneStop tem entre seus clientes fixos nomes como Oi, Monsanto e Citrovita. A SD, fundada há nove anos por Dudi Rodrigues e Antonio Carlos Farina, conta com 37 funcionários e a OneStop com 35. Com a fusão, o corte estimado de pessoal é de 20%. Os dois sócios da SD, junto com o diretor geral da OneStop, Fernando Lion, vão tocar a nova operação - que tem escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. A nova empresa passa a se chamar 1Stop+SD. Além da SD, o Total está comprando a New Promo, que gerencia o pessoal em pontos-de-venda e faz parte da SD. O setor de marketing promocional é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Estima-se que tenha movimentado US$ 3 bilhões no mercado brasileiro em 2004 e registre crescimento da ordem de 25% ao ano.