Grupo Selmi aposta no mercado de biscoitos e amplia produção em 43%
Expectativa é que a empresa apresente um crescimento entre 15% e 20% em 2025
Mercado e ConsumoResponsável por marcas como Renata e Galo, a Pastifício Selmi detém hoje 22% do mercado de massas nacional. Agora, o plano é expandir a penetração de outro segmento da empresa: o de biscoitos. A Selmi tem atualmente 3% de market share do mercado de biscoitos e aumentou este ano em 43% sua linha de produção já de olho no aumento da demanda. Segundo Marcelo Schlittler Guimarães, diretor comercial da Selmi, para comportar essa ampliação, a empresa fez um investimento alto, na casa dos milhões.
Em entrevista, ele afirmou que o aumento da capacidade instalada elevará o volume produzido para 6 toneladas de biscoitos por hora. “Queremos chegar perto de 4,5% de market share entre três e cinco anos.” A meta é ter o operacional funcionando plenamente até maio.
O pátio fabril da Selmi fica em Sumaré (SP), em um espaço que, após o investimento, soma 9 mil m² e agora abriga também as linhas de produção de biscoitos laminados e de wafers. Como resultado, a capacidade produtiva da planta saltou de 7 mil para 10 mil toneladas por mês. Com a ampliação, o espaço recebeu um forno de 2 metros de largura e 127 metros de comprimento. Considerada estratégica para a expansão da Selmi, as ampliações, segundo Guimarães, ainda vão passar por alguns poucos ajustes, um pente fino para começar a operar em pleno vapor.
“Sabemos que essas duas linhas que vão nos ajudar muito a atender à demanda”, disse Guimarães. Além do investimento na linha de biscoitos, o executivo afirmou ter havido recursos alocados também na área de massas cortadas, investimento que foi feito no pátio fabril de Rolândia, no Paraná. “O moinho já está, vamos dizer assim, plenamente operacional.” Entre as massas secas cortadas fabricadas por lá estão os tipos penne e parafuso. “Essa linha tem uma capacidade de 8 toneladas de produção por hora. É um número pelo menos 50% acima do existente no mercado hoje.”
Com os investimentos e novos negócios no horizonte, a expectativa de Guimarães é que a empresa apresente um crescimento entre 15% e 20% em 2025. Ano passado o faturamento da empresa avançou 15%. Entre os destaques da operação em 2024, o executivo citou o incremento das exportações. Desde 2009, quando a empresa começou a exportar, já foram mais de 10 mil toneladas enviadas para cerca de 40 países.
Mercado bilionário
A decisão de ganhar participação no mercado de biscoito acompanha um dado importante da indústria alimentícia, em especial dos processados. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), enquanto as massas secas cortaram movimentaram R$ 14,94 bilhões em 2024, os biscoitos responderam por R$ 33,14 bilhões. A movimentação financeira, no entanto, não se reflete na produção. Enquanto a produção de massa seca cortada somou 1,32 milhão de toneladas no ano passado, a indústria de biscoitos produziu 1,55 milhão.