10/09/09 09h54

Grupo Pão de Açúcar reformula área de TI

Valor Econômico

Máximas como "o cliente tem sempre razão" e "o consumidor é o rei" são velhas conhecidas do pessoal de marketing das companhias de varejo. Mas o que Joaquim Dias Garcia e Alexandre Vasconcellos estão provando, agora, é que esses conceitos começam a modificar radicalmente outro departamento vital para os grandes varejistas: o de tecnologia da informação (TI).

Garcia e Vasconcellos comandam o que é, talvez, o mais profundo processo de transformação tecnológica da história do grupo Pão de Açúcar e, seguramente, um dos maiores programas de automação de processos do país.

Batizado de "O Futuro do Varejo", o programa prevê o investimento de R$ 150 milhões (US$ 81,1 milhões) em três anos e inclui a troca de equipamentos, substituição de programas de gestão e criação de novos serviços. A força de trabalho envolvida nessas tarefas reúne quase 500 pessoas e inclui tanto o efetivo da divisão de tecnologia, de 300 profissionais, como um time adicional de quase 200 pessoas orientadas a um projeto específico, com o qual o Pão de Açúcar espera mudar seu relacionamento com os clientes.