06/11/07 11h03

Grupo Pão de Açúcar pagará US$ 119 mi por 60% do Assai

DCI - 06/11/2007

O Grupo Pão de Açúcar se armou completamente para disputar o mercado com seus maiores rivais, Carrefour e Wal-Mart. A empresa de Abílio Diniz entra agora no segmento de "atacarejo" ao comprar 60% da rede Assai por aproximadamente R$ 208 milhões (US$ 119,54 milhões). Anteriormente, o Grupo Pão de Açúcar já havia investido no ramo de lojas de conveniência, com o formato Extra Fácil, e no segmento de centrais de negócios, ao anunciar, há duas semanas, uma parceria com a rede União Brasil Supermercados Associados para abastecer as 54 lojas associadas à central de compras Multishow, da União Brasil. Para o presidente do conselho administrativo da empresa, Abílio Diniz, a diversificação de formatos se tornou extremamente importante para atender a todos os tipos de consumidores e obter bons resultados no ramo de supermercado. "Estamos atentos à evolução do varejo. Tem muita gente atuando nos formatos de supermercado e começa a faltar consumidor", aponta. Com os novos negócios e a incorporação do Assai, cujo faturamento é estimado em R$ 1,3 bilhão (US$ 747,1 milhões) neste ano em sua conta, o Grupo Pão de Açúcar pode retomar a liderança do setor, perdida para o Carrefour após a empresa francesa adquirir o Atacadão, em abril deste ano, por R$ 2,2 bilhões (US$ 1,3 bilhão). A entrada no segmento de atacarejo já era planejada pelo Pão de Açúcar para elevar a participação no mercado. O Assai é uma rede que atua no atacarejo e é composta por 14 lojas localizadas no Estado de São Paulo, sendo seis na capital e as demais em Santos, Sorocaba, Jundiaí, Osasco, São Bernardo, Garulhos e Ribeirão Preto. O crescimento esperado da rede Assai para este ano é de 30% sobre o ano passado, segundo o presidente da empresa, Rodolfo Nagai.