03/08/07 11h08

Grupo Pão de Açúcar assume rede Rossi Monza

Valor Econômico - 03/08/2007

O Grupo Pão de Açúcar fechou ontem a aquisição da rede de supermercados Rossi Monza. Trata-se de um contrato diferenciado, que prevê inicialmente a locação de ativos por cinco anos. De porte médio, a empresa possui quatro lojas na Zona Leste da capital paulista e uma em Guarulhos (SP). De acordo com o "ranking" da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), faturou R$ 140 milhões (US$ 64,3 milhões) em 2006. Os supermercados Rossi possuem, em média, 31 check-outs e suas lojas ocupam 3,6 mil metros quadrados, área considerada grande. Segundo o Valor apurou, o Sonda também se interessou pelo grupo, que acabou negociando com o Pão de Açúcar. O mercado falava em valores na casa de R$ 50 milhões (US$ 26,6 milhões), mas a rede de Abílio Diniz teria costurado um negócio diferenciado. O Grupo Pão de Açúcar possui 21 lojas na Zona Leste de São Paulo - uma com a bandeira Pão de Açúcar, cinco hipermercados Extra e 15 Compre Bem.  A aquisição da Rossi deflagra um movimento de compra de redes de pequeno e médio porte, já que não restam grandes redes de supermercados à venda. As maiores cadeias já foram incorporadas pelos três principais players do mercado, Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart. E a tendência, agora, é partir para negócios menores - embora esse tipo de negócio seja mais arriscado. No passado, tanto o Pão de Açúcar como o Carrefour tiveram problemas com a incorporação de redes no final dos anos 90. Este ano, o Carrefour comprou o Atacadão e passou a liderar o ranking do varejo brasileiro, com um faturamento bruto combinado de R$ 17,9 bilhões (US$ 8,2 bilhões) em 2006. O Pão de Açúcar, que estava no topo do ranking desde 2000, caiu para segundo, com R$ 16,5 bilhões (US$ 8,8 bilhões). A rede americana Wal-Mart está em terceiro, com R$ 12,9 bilhões (US$ 6,9 bilhões).