24/08/10 15h13

Grupo Multi compra a rede Bit Company

Valor Econômico – 24/08/10

Diante das dificuldades de aquisição de escolas de idiomas, o grupo Multi está reforçando sua atuação em cursos de informática e profissionalizantes. Atualmente, metade dos 1,3 milhão de alunos do Multi, cujo primeiro negócio foi uma escola de inglês, está matriculada em cursos de educação profissionalizante. Ontem, a companhia anunciou a aquisição da Bit Company. Trata-se da terceira compra de uma empresa de curso profissionalizante apenas neste ano. O grupo comprou a SOS, em janeiro, e a Microlins, em junho. Em 2008, já havia adquirido a People.

"Estamos tendo mais êxito para comprar cursos profissionalizantes. O mercado de escolas de idiomas é mais restritivo. Adoraríamos comprar o Fisk, mas eles são uma fundação e, portanto, invendáveis. Isso também acontece com as escolas binacionais, como Cultura Inglesa e Centro Cultural Brasil-Estados Unidos", disse Carlos Wizard Martins, presidente do Multi, que tentou comprar sem sucesso a rede de idiomas CNA. Martins não revela o valor de aquisição da Bit Company. Mas, segundo o Valor apurou, a transação pode ter ficado entre R$ 25 milhões (US$ 14,3 milhões) e R$ 30 milhões (US$ 17,1 milhões).

A rede Bit Company, que tem 132 unidades franqueadas, fechou o ano passado com um faturamento de R$ 50 milhões (US$ 25,4 milhões). Cerca de 15% desse montante é a receita proveniente de royalties e material, que será revertida para o grupo Multi, segundo Cristina Franco, fundadora da Bit Company. Ela continuará na operação como executiva e com uma participação minoritária, de menos de 1%, segundos fontes do setor. Seu antigo sócio Walmir Frare deixou o negócio. Em junho, o Multi desembolsou mais de R$ 100 milhões (US$ 57,1 milhões) pela totalidade do capital da Microlins, que tinha 30% das suas ações nas mãos da instituição de ensino Anhanguera e os outros 70% ainda sob poder do fundador, José Carlos Semenzato.

No ano passado, o grupo Multi registrou uma receita bruta de R$ 1,1 bilhão (US$ 558,4 milhões) e a expectativa para este ano é que esse valor aumente para R$ 1,7 bilhão (US$ 971,4 milhões). "Nosso crescimento orgânico é de 30%", disse Martins, que planeja um IPO (oferta inicial de ações) para daqui dois anos. O grupo Multi é dono das bandeiras de escolas de idiomas Wizard, Skill, Alps e Quatrum, além dos cursos profissionalizantes Microlins, People, SOS e Bit Company.