25/04/08 10h53

Grupo Luft preparado para faturar US$ 571,4 mi

Gazeta Mercantil - 25/04/2008

Na lista dos maiores operadores logísticos e transportadores do País, com frota de 1,65 mil caminhões, 4,4 mil funcionários, entre outros atributos superlativos, o brasileiro Grupo Luft, criado por um agrônomo, Eloi Luft, e um dentista, Mário Luft, abre hoje as portas em Itapevi, cidade da Grande São Paulo, do Centro Logístico Bomi, considerado o "maior e mais avançado" do gênero dedicado a produtos médico-hospitalares. Com 72 mil metros quadrados de área construída, o centro, segundo o operador, é o único no Brasil capaz de garantir todos pré-requisitos de qualidade para armazenagem e distribuição dos produtos deste segmento, principalmente em relação às exigências de temperatura. O CD, em terreno de 170 mil metros quadrados, tem pé-direito de 12 metros livres e capacidade para 60 mil paletes distribuídos em área climatizada que supera 1 milhão de metros cúbicos e mais 15 mil metros cúbicos de câmaras frias. Tem, ainda, 108 docas dotadas de plataforma niveladora. O centro leva o nome da Bomi, empresa resultante da joint venture criada entre o Grupo Luft e o Grupo Bomi, da Itália. O CD recebeu aportes de R$ 75 milhões (US$ 42,9 milhões) da Matec Engenharia, que faz a locação à Bomi por 10 anos. "A Bomi tem outros R$ 75 milhões (US$ 42,9 milhões) de investimentos feitos pela Luft Express, dona de 600 caminhões isotérmicos e climatizados, especializados na distribuição de produtos médico-hospitalares", diz o acionista Fernando Luft, de 34 anos, filho de um dos fundadores. O Grupo Luft tem uma característica especial - mais de 90% de sua necessidade de transporte é coberta com frota própria. Os 1,65 mil caminhões (sendo 600 da Luft Express) movimentam por ano 2,1 milhões de toneladas, rodam 144 milhões de quilômetros, realizam 900 mil entregas e cobrem 150 mil pontos. "Temos a frota própria como necessidade e também como fator de eficiência. Veja só: este CD enorme que estamos inaugurando. Os produtos são armazenados em temperaturas que chegam a até 70 graus negativos. No mesmo espaço do CD, temos estrutura da Luft Express. Ou seja, somos integrados. Retiramos do armazém e entregamos diretamente. Se tivéssemos que contratar veículos de terceiros, o produto teria que ser retirado, carregado, levado à sede da transportadora, ser roteirizado até ser posto no destino. Veja quantas etapas eliminamos com a frota própria, que evita retrabalhos, garante qualidade e reduz custos".