01/04/11 14h09

Grupo José Alves investe US$ 14,7 milhões

Valor Econômico

O Grupo José Alves, empresa de Goiânia que tem negócios nas áreas de bebidas, tecnologia e educação, está investindo R$ 25 milhões (US$ 14,7 milhões) para expandir sua presença no mercado paulista de ensino. No segundo semestre do ano passado, o grupo goiano entrou em São Paulo ao adquirir duas pequenas faculdades, a Fadisp e a Joana D'Arc. As duas aquisições, cujos valores não foram revelados, ocorreram por meio da Faculdade Alfa, instituição de ensino fundada há dez anos pelo Grupo José Alves, em Goiânia. "Atualmente, temos apenas 500 alunos em São Paulo, mas a nossa meta é aumentar esse número para 10 mil em aproximadamente cinco anos", disse Nelson de Carvalho Filho, diretor superintendente da área de ensino do Grupo José Alves.

Uma das prioridades da instituição é o credenciamento de seis novos cursos junto ao MEC para dar sustentação à expansão pretendida. Inicialmente, o objetivo é ter novas graduações em administração, sistemas de ensino, economia, além de publicidade e propaganda. O grupo pretende atingir a faixa de renda "B+", com mensalidades de cerca de R$ 1 mil (US$ 588), e atuar apenas com faculdades nas áreas de negócios. "Há dez anos, decidimos abrir uma faculdade para formar mão de obra que não tínhamos em Goiânia para atender a nossa franquia da Coca-Cola. Nosso foco desde o começo sempre foi gestão de negócios e assim, vamos continuar atuando", disse Carvalho Filho.

A empresa goiana é a fabricante, engarrafadora e distribuidora das bebidas da Coca-Cola, além de ser a responsável pela distribuição da cerveja Kaiser nos Estados de Goiás e do Tocantins. Esse segmento de bebidas representa 85% do faturamento anual de R$ 500 milhões (US$ 294,1 milhões) do Grupo José Alves. "Essa região é a que mais cresce em todo o país para as bebidas da Coca-Cola", disse o executivo, que antes de assumir a área de educação era diretor financeiro na empresa. Na área de bebidas, a empresa ainda possui uma fabricante de garrafas PET que produz basicamente para a Coca-Cola e uma engarrafadora de água mineral chamada Acqua Lia.

A área de educação representa 10% do faturamento e os outros 5% vêm de empresas de tecnologia e de segurança de veículos e carga do grupo. "A chegada de grandes companhias, como a Perdigão [atual Brasil Foods] e a montadora de automóveis Hyndai, em Goiás, vai aumentar a demanda por mão de obra especializada e, consequentemente, pelo ensino superior", disse Carvalho Filho.