18/02/10 11h11

Grupo Ikesaki prevê crescer 20% e terá escritório nos EUA

DCI

O Grupo Ikesaki, conhecido principalmente por suas grandes lojas de cosméticos no bairro da Liberdade, em São Paulo, irá fortalecer-se em todas as suas áreas de negócios: varejista, atacadista e industrial. O grupo acabou de criar uma empresa de comunicação, com o objetivo de fomentar o setor, além de querer expandir no varejo e abrir um escritório nos Estados Unidos, para onde devem aumentar a exportação de seus produtos. O grupo está há 56 anos no mercado de beleza e cosméticos, que movimenta R$ 25 bilhões (US$ 13,5 bilhões) no Brasil, nas mãos da discreta família Ikesaki.

Com três lojas de cosméticos (duas no bairro da Liberdade e uma em São Miguel Paulista), a empresa contabiliza mais duas unidades atacadistas, uma loja especializada em mobiliário para salões de beleza e uma indústria de equipamentos, como aparelhos elétricos, cosméticos acessórios profissionais e móveis. Dentre suas marcas mais conhecidas, está a Taiff, de secadores de cabelo. Além disso, organizam a Beauty Fair - Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza.

Com toda essa estrutura e potencial do mercado brasileiro, a meta é não parar de crescer, projetando alta de 20% este ano sobre o ano passado. De acordo com César Tsukuda, diretor executivo do grupo, entre os planos para este ano estão a abertura de uma nova unidade de varejo na capital, em Santo Amaro, neste começo de ano. Há ainda o início dos trabalhos no mercado norte-americano, com um escritório próprio nos Estados Unidos, em abril, que deve ampliar o mercado de exportação. "É a continuidade do nosso projeto lá fora. A marca Taiff já é vendida em 30 países, agora vamos lá. Não é fácil, mas acreditamos no sucesso. A China também pode ser um mercado interessante: já temos um importador que leva nosso produto para lá", diz Tsukuda. A demanda deve levar a uma expansão da fábrica do grupo.

O diretor também afirma que estão sempre de olho em oportunidades de mercado e que, apesar de serem assediados, não têm intenção de vender a empresa no momento, se colocando na posição de compradores e estudando até aquisição de outras marcas. Outra questão estudada são novos formatos para atuar e expandir no varejo; de acordo com Tsukuda, o formato da Ikesaki tem de ser de hiperloja para que sejam mantidos a enorme variedade de produtos e os espaços onde oferecem cursos para profissionais da área, o que tornou sua marca conhecida, mas há intenção de se tornar uma rede.