04/09/10 15h32

Grupo chileno quer fábrica de fertilizantes no Brasil

O Estado de S. Paulo – 04/09/10

A Sociedad Química y Minera de Chile (SQM), uma das maiores produtoras de fertilizantes e especialidades químicas do mundo, vai se expandir para o Brasil e está analisando abrir uma unidade na Índia, informou o executivo-chefe da empresa, Patricio Contesse, como divulgado pelo jornal local El Mercurio. A SQM, maior produtora mundial de iodo e lítio, espera abrir no Brasil uma fábrica de fertilizantes com capacidade inicial de produzir 40 mil toneladas por ano e eventualmente expandir essa produção, comentou Contesse, sem falar em prazos.

Com o crescimento da população global, aumenta também a demanda pelos produtos da SQM, como fertilizantes especiais utilizados na agricultura ou o lítio, um elemento essencial de componentes eletrônicos usados em laptops, telefones celulares e baterias de automóveis elétricos. A expansão da SQM é uma resposta ao aumento da demanda global por fertilizantes, que também é evidenciada pela recente oferta de US$ 38,6 bilhões da mineradora BHP Billiton pela canadense Potash Corp of Saskatchewan. A diretoria da Potash, que tem uma participação de 32% na SQM, recusou a oferta. "O Brasil é a nossa maior urgência no momento", comentou Contesse, acrescentando que, no futuro, a empresa deve construir uma unidade na Índia e em algum outro lugar no Extremo Oriente.

O setor de fertilizantes passa por um momento de ebulição no Brasil, com grandes investimentos. A Vale adquiriu recentemente ativos nessa área do grupo Bunge, e já declarou que este será um de seus focos nos próximos anos.