08/04/11 15h05

Grupo ABC reorganiza estrutura e estuda novas parcerias

Valor Econômico

O Grupo ABC, liderado por Nizan Guanaes, anunciou ontem a criação de uma empresa que vai reunir as três agências da área de conteúdo da holding. A companhia, batizada de XYZ Live, surge da união dos negócios do "braço C" do grupo - que incluiu as agências Mondo, Maior (na área de entrenimento) e ReUnion (focada em marketing esportivo). Colocar todas as operações sob o mesmo teto é um passo natural e necessário. Com a união, ela tenta se fortalecer frente à rival Time For Fun, obtém algumas sinergias operacionais - a expectativa é de ganhos de 30% no primeiro ano - e abre espaço para a entrada de novo capital no negócio.

É que o grupo tem interesse em negociar a entrada de parceiros na nova empresa. Com a Mondo, Maior e ReUnion operando de forma isolada, com estruturas sobrepostas e baixo nível de integração, ficaria difícil "vender" o negócio a qualquer investidor em potencial. Agora, o caminho fica mais fácil. "Estamos abertos a outras parcerias, não estamos fechados a nada", disse Guga Valente, sócio do Grupo ABC, quando perguntado sobre eventual entrada de investidores.

Sócio majoritário da XYZ, o grupo ABC ganharia se atraísse interessados para o negócio de conteúdo da holding. Ajudaria a dar mais um fôlego financeiro para a XYZ, que planeja fechar aquisições ainda este ano. Além disso, fortalecer a musculatura desse negócio agora é crucial. Ontem, Valente voltou a dizer que os planos de abertura de capital do Grupo ABC continuam de pé, mas não há data definida. Ganhar escala é crucial para empresas que planejam IPO - e para isso, ampliar o tamanho da XYZ pode ser fundamental.

Segundo o Grupo ABC, a área de conteúdo e entretenimento responde por 13% do faturamento da holding. A empresa não informou a receita do primeiro trimestre, mas com base no faturamento de 2010, equivale a R$ 80 milhões (US$ 50 milhões). A rival Time For Fun teve receita líquida de R$ 569 milhões (US$ 323,3 milhões) em 2010. Guga Valente, CEO do Grupo ABC, informou que até 2015, a XYZ deve responder por 40% do faturamento do grupo. Se chegar a essa taxa, devem vir da XYZ cerca de R$ 600 milhões (US$ 375 milhões) até aquele ano. É uma cifra bem gorda. Seria preciso aumentar o negócio de conteúdo e entretenimento em mais de sete vezes em cinco anos.

Além da união da Maior, Mondo e ReUnion, a XYZ terá parceiros locais, sem participação acionária na nova companhia. Paulo Borges e Monique Gardenberg fazem parte desse grupo. A XYZ terá nove sócios, que vieram das empresas que foram unidas, com fatias minoritárias no negócio. Bazinho Ferraz, presidente da divisão de branding services e conteúdo do ABC, será o presidente do conselho executivo da XYZ. André Mantovani, ex-executivo da MTV, será o presidente da nova empresa.