Grunner comemora cinco anos, chega a 1.000 equipamentos produzidos e em operação e investe R$ 13 milhões em nova fábrica no interior de São Paulo
Eae MáquinasAo completar cinco anos no mercado, a Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, chega à marca de 1.000 equipamentos vendidos e em operação e anuncia investimentos de R$ 13 milhões para a construção de uma nova fábrica em Macatuba (SP), vizinha a Lençóis Paulista, onde está a sede da empresa. O anúncio marca a segunda expansão da Grunner, que recentemente abriu uma Central de Atendimento de Pós-venda em Lençóis Paulista, além de manter a fábrica na cidade onde está instalada desde o início das atividades há cinco anos.
A expansão contempla ainda a ampliação da rede de concessionárias nos principais estados canavieiros, com destaque para a região Nordeste.
De acordo com o CEO da Grunner, Denis Arroyo, a nova unidade da empresa em Macatuba triplicará a sua capacidade produtiva e vai gerar mais de 50 novos postos de trabalho. A expectativa é que a instalação da nova unidade esteja finalizada em até dois anos. Localizada às margens da Rodovia Osni Mateus (SP-261), em uma área de 45 mil metros quadrados, a nova estrutura agregará mais valor aos produtos de inovação e inteligência da Grunner.
Empresa nasceu a partir da “dor” dos produtores de cana
A Grunner nasceu a partir do inconformismo dos irmãos e produtores de cana Henrique, Lívia e Mateus Belei. Incomodados com as perdas decorrentes do pisoteio nas linhas de cana e da compactação do solo, eles adaptaram um caminhão Mercedes Bens para executar as operações de colheita e aplicação de insumos para que não ocorresse mais essa perda. A estratégia deu tão certo que não só aumentou a produtividade da fazenda, como chamou a atenção da própria Mercedes Benz, que desde 2018 possui uma parceria exclusiva com a montadora.
A inovação foi tanta que a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a companhia se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.
Ao completar cinco anos de história, a Grunner registra também a produção e comercialização da máquina número 1.000, todas em operação pelo Brasil. “São 1.000 Grunners revolucionando as lavouras de cana pelo País, melhorando a produtividade, diminuindo o consumo de diesel na colheita dos canaviais em até 50% e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Em cinco anos, os usuários de Grunner deixaram de usar um total de 600 milhões de litros de óleo diesel, impactando na descarbonização da cadeia em uma equivalência de 150 mil árvores plantadas”, destaca o CEO da companhia.