GRSA diversifica mercado e cresce em educação e saúde
Gazeta Mercantil - 17/01/2007
Diminuir a dependência do segmento de restaurantes empresariais é uma das metas da GRSA, com sede em São Paulo, para o ano de 2007, quando planeja expandir os serviços de saúde e educação, além de entrar no varejo de shoppings. A idéia é alinhar o negócio brasileiro com as outras unidades mundiais da rede, onde os restaurantes empresariais, em média, representam, 50% do faturamento. No Brasil, a GRSA, empresa dos grupos Compass e Accor, é líder no setor de alimentação, que responde por 70% de seu faturamento. Em 2006, a GRSA alcançou faturamento de US$ 509 milhões no Brasil, com aumento de 16% em relação ao ano anterior. Para 2007, a expectativa de crescimento gira em torno de 11%. A estratégia da empresa é utilizar a sua força de competitividade para expandir seu mix de atuação. No segmento de varejo, por exemplo, a empresa está trazendo para o Brasil a marca de conveniência para auto-serviço Outtakes. A primeira unidade será aberta no escritório da IBM, em São Paulo, no final de fevereiro. Ainda na área de varejo, as parcerias com as concessionárias de aeroportos e terminais rodoviários tendem a ampliar-se. Inclusive, a empresa inaugurou recentemente no Aeroporto de Congonhas, duas unidades da Casa do Pão de Queijo e uma do Caffè Ritazza, que deve estrear em breve no comércio de shoppings. A empresa estuda implantar a marca, inicialmente, em um shopping da capital paulista. Os focos principais são o Shopping Iguatemi, Shopping D&D e o Shopping Cidade Jardim, que ainda não foi inaugurado. A GRSA também planeja ampliar sua área de atuação no mercado de eventos. Recentemente, a empresa assumiu a área de alimentação do Hotel WTC (ex-Meliá), em São Paulo, que passa por uma reformulação.