Governo vai estudar terceiro aeroporto em São Paulo
Estudos preliminares da CCR indicam capacidade para tráfego de até 60 milhões de passageiros por ano no novo terminal, que depende de liberação governamental
VejaO secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, disse em evento da CCR nesta quarta-feira que o governo federal voltará a estudar o tema da construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo. A CCR pretende construir o novo terminal.
"A gente sabe que é um investimento importante para o Estado, é um momento em que estamos procurando novos investimentos", disse Muniz. Ele afirmou, no entanto, que ainda não tem uma posição mais definida sobre o tema, acrescentando apenas que se trata de um investimento que está "no radar" e "é importante que seja viabilizado".
Em outubro, a CCR anunciou que assumiu os direitos de um contrato de opção de compra de um terreno para o aeroporto. O projeto batizado de Nasp (Novo Aeroporto de São Paulo), em Caieiras, fica a cerca de 30 quilômetros da capital paulista e depende de aval regulatório do governo federal.
Estudos preliminares encomendados pela CCR indicam que o novo aeroporto pode ter capacidade para tráfego de 50 milhões a 60 milhões de passageiros por ano, incluindo voos domésticos e internacionais, disse à Reuters em outubro o diretor de novos negócios da CCR, Leonardo Vianna. O executivo estimou os investimentos no projeto entre 7 bilhões e 8 bilhões de reais.
O novo aeroporto vai disputar mercado com Guarulhos, atualmente administrado por um consórcio que tem entre os principais sócios a Invepar, que por sua vez tem o grupo OAS entre os maiores investidores. O terminal em Caieiras também vai disputar mercado com o aeroporto Viracopos, em Campinas, administrado por companhia que tem entre os maiores acionistas os grupos Triunfo e UTC Participações.
Em apresentação a investidores nesta quarta, a CCR afirma que Viracopos é "muito distante", a cerca de 100 quilômetros da capital, e que o terminal em Guarulhos estará saturado em cerca de cinco anos. Segundo a CCR, o deslocamento da capital para o Nasp leva, em média, 31 minutos a menos do que a ida até Guarulhos, no caso de 80% da população com renda acima de cinco salários mínimos.
A CCR afirmou ainda na apresentação que o projeto do Nasp prevê construção de 17.000 vagas de estacionamento, duas pistas paralelas com capacidade para 62 movimentos por hora.