Governo inclui ferrovia paulista de R$ 5 bi no PPI
Valor EconômicoO governo federal vai incluir um projeto de parceria público-privada (PPP) do governo de São Paulo na área ferroviária no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Ontem, em reunião com o presidente Michel Temer, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos e o coordenador dos projetos do PPI, Tarcísio Gomes Freitas, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni fechou acordo de parceria com a União para a implantação do Trem Intercidades (TIC) para passageiros no trecho que ligará a capital paulista a Americana, no interior, num trajeto de 135 quilômetros com nove estações previstas, entre elas Jundiaí e Campinas. Estima-se um fluxo diário de mais de 60 mil passageiros.
"Com a PPP vamos ampliar a malha de quatro para seis trilhos com a inclusão do trem intercidades. É um projeto de R$ 5 bilhões, que tem demanda suficiente para a iniciativa privada bancar dois terços e o restante viria de aportes do Estado. Com o selo do PPI vamos ter a garantia de melhores condições de financiamento para os investidores, como o apoio do BNDES ", afirmou Pelissioni.
Segundo ele, a reunião inicialmente foi agendada para tratar da cessão de terras da União para o Estado justamente onde a ampliação da malha ferroviária está prevista para a operação do trem de passageiros. Ficou acertado que Temer assinará a liberação dessa faixa de domínio nos próximos dias.
No trecho São Paulo-Jundiaí (60 km) já existe operação ferroviária de carga, pela MRS Logística, e urbana, a cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com o avanço do projeto de parceria está prevista a criação de nova linha de passageiros, o TIC, para um trem de média velocidade (podendo atingir até 200 km/h), e a expansão da linha de cargas, de Jundiaí a Americana (75 km).
"Há empresas internacionais interessadas, posso adiantar. Com a cessão das terras da União podemos avançar no estudo de viabilidade técnica, que será feito pela MRS, num prazo de até 90 dias. Com isso, poderemos apresentar o edital da PPP já no segundo semestre", prometeu Pelissioni, acrescentando que o trecho da CPTM também pode ser incluído na PPP.
Originalmente, o TIC contempla 431 quilômetros de ferrovia, ligando as regiões metropolitana de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista, a um custo de R$ 20 bilhões. O trecho São Paulo-Americana é prioritário porque tem a maior demanda.