20/04/18 12h06

Governo estuda isentar imposto de importação para parques

Folha de São Paulo

O Ministério do Turismo quer conceder a isenção de impostos sobre a importação de equipamentos para parques temáticos no Brasil.

A carga tributária atual faz com que o custo do maquinário, usado na montagem de montanhas-russas, por exemplo, seja até 2,34 vezes mais alto que o preço em países como os Estados Unidos, segundo a pasta.

“Somos o quinto país do mundo com mais parques. Se incentivado, esse mercado pode impulsionar o turismo”, afirma o ministro Vinicius Lummertz.

Pela regra atual, esses equipamentos são tarifados como bens de consumo. Atualmente, o governo concede uma isenção temporária ao setor.

A proposta é que os itens passem a ter, definitivamente, incentivos de bens de capital, como material para a cadeia produtiva de indústrias.

“As janelas de seis meses, como a atual, são insuficientes para nos planejarmos”, diz Alain Baldacci, dono do parque aquático Wet’n Wild, que vai investir R$ 6 milhões em equipamentos vindos do Canadá para uma nova atração.

Para ser aprovada, a medida precisa do aval da Fazenda e da aprovação no Mercosul. Lummertz esteve na Argentina nesta semana e recebeu o apoio do governo do país vizinho.