Governo do Estado de SP conhece novo projeto do aeroporto de Congonhas
Investimento de R$ 2 bilhões vai influenciar positivamente no turismo paulista
Secretaria de Turismo e Viagens de SPA Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do secretário Roberto de Lucena, participou nesta segunda (25), da apresentação do projeto de ampliação e melhorias do Aeroporto de Congonhas. O local vai contar com um novo terminal de passageiros e um investimento de R$ 2 bilhões.
A Aena, empresa responsável pela administração de Congonhas e de mais dez aeroportos espalhados no Brasil (MG, MS e PA), apresentou ao governador Tarcísio de Freitas e demais autoridades o planejamento de remodelação do local.
O investimento prevê mais acessibilidade, novas pontes de embarque, áreas mais amplas no embarque, saguão e check-in, nova saída rápida na pista para reduzir atrasos nas operações, requalificação de pistas e pátios, melhorias no acesso viário, bolsão de carros de aplicativos e de locadoras, praça pick-up para embarque em carros de app, acesso direto ao metrô (linha 17 ouro que está em construção), terminal de passageiros com 105 mil m2, área exclusiva para embarque e desembarque e mais.
Segundo o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, as obras são importantes para o setor, pois vai impactar diretamente no crescimento do fluxo turístico. “Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do país, com atuais 22 milhões de passageiros. As melhorias vão gerar um aumento de aproximadamente sete milhões de passageiros, atingindo 29 milhões.”, afirmou.
A entrega está prevista para 2028, mas em 2024 os passageiros já poderão ver melhorias no local. Ainda este ano serão feitas entregas como a fachada do aeroporto, a reforma dos banheiros, ampliação das salas de embarque em que o passageiro tem que pegar ônibus para embarcar no avião e ampliação das vias de acesso.
O Aeroporto de Congonhas é considerado a 1ª ponte aérea mais movimentada em assentos ofertados na América Latina, com 230 mil operações de voo, é o 3º doméstico mais conectado com mais de 65 rotas nacionais e o 7º mais movimentado em número de passageiros totais da AL, com 22 milhões de passageiros anuais.
Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=3970&cod_menu=3970