18/03/20 14h05

Governo do Estado anuncia investimentos de R$ 130 milhões para impulsionar o Vale do Ribeira

Desenvolvimento Regional assina autorizo de R$ 1 milhão para infraestrutura urbana no município de Miracatu

Secretaria de Desenvolvimento Regional

O Secretário Marco Vinholi esteve hoje, 11 de março, no Vale do Ribeira, participando de comitiva do Executivo estadual liderada pelo Governador João Doria. Em Miracatu, firmou autorizo no valor de R$ 1 milhão para investimento em infraestrutura urbana municipal, no bojo do programa Vale do Futuro, criado pelo Governo Estadual para impulsionar o crescimento social e econômico do Vale do Ribeira.

Em concorrida agenda, a comitiva paulista anunciou obras em estradas e esgotamento sanitário, a criação de rotas cênicas rodoviárias, a entrega de equipamentos sociais e de Delegacia de Defesa da Mulher. Houve também sorteio de unidades habitacionais do Programa Nossa Casa-CDHU e entrega de sortimentos esportivos.

“Estes investimentos somam mais de R$ 130 milhões e integram o Vale do Futuro, o maior programa social do governo para a área mais pobre de nosso estado. Ao longo dos próximos três anos e meio, serão R$ 2 bilhões de investimento para os 22 municípios. Olhar mais adiante e fazer o Vale do Ribeira o Vale do trabalho, da habitação, cultura, saúde e cidadania”, disse Doria.

“O Vale é a região que mais demanda atenção do Governo, que tomou a decisão estratégica de destinar, por intermédio do Programa Vale do Futuro, vultosos recursos para a região. O Vale tem grande potencial de desenvolvimento e é nisso que acreditamos”, afirmou o secretário Vinholi.

Em Registro, foi anunciado pacote de obras da Sabesp para ampliar o saneamento básico em 13 municípios do Vale do Ribeira. O investimento de R$ 21,8 milhões beneficiará diretamente mais de 15 mil pessoas e gerará mais de 400 empregos diretos.

O Governador entregou sete obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água nos municípios de Apiaí, Cajati, Itaoca, Itariri e Pedro de Toledo, com investimentos de R$ 6,3 milhões. Também autorizou três obras para implantação de sistema de esgoto nas cidades de Barra do Chapéu, Juquiá e Tapiraí, totalizando R$ 5,2 milhões. Foram igualmente autorizadas licitações para oito obras de saneamento em Apiaí, Barra do Turvo, Cananéia, Eldorado, Itapirapuã Paulista e Registro, com investimentos de R$ 10,2 milhões.

No município de Miracatu, além do autorizo de R$ 1 milhão, foram anunciadas obras de modernização na SP-165 e abertura do processo licitatório para contratação das obras na SP-226. Serão investidos R$ 74,9 milhões para modernização do modal viário das duas rodovias, abrangendo os municípios de Eldorado, Iporanga, Apiaí, Pariquera-Açu e Cananéia. O projeto de rotas cênicas contempla rodovias estaduais de regiões com potencial turístico, conceito comum em países desenvolvidos.

Ainda em Registro, a comitiva do Governo do Estado participou do sorteio de 260 unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda. O empreendimento será construído pela Nossa Casa-CDHU, com investimento total de R$ 26 milhões, sendo R$ 6,5 milhões do Governo do Estado. No município, foi descerrada placa de inauguração do Centro Dia do Idoso do município, que contou com um investimento de R$ 500 mil em verbas estaduais.

A comitiva inaugurou ainda a Delegacia da Mulher de Jacupiranga, unidade especializada instalada na sede da Delegacia Seccional de Polícia Civil do município. São sete salas – cartório, sala de espera, receptação, arquivo, sala dos investigadores, sala de escuta especializada e gabinete do delegado. Agora, o estado conta com 134 DDMs – dez delas com atendimento 24 horas.