17/10/24 15h10

Governo de SP levará empresas paulistas para o Ventana Sur, um dos maiores eventos do setor audiovisual da América Latina, no Uruguai

Interessados em participar da missão do CreativeSP devem se inscrever até 28 de outubro

InvestSP

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para o Ventana Sur, no Uruguai, um dos maiores eventos da América Latina do setor audiovisual. A missão empresarial, que acontece entre 2 e 6 de dezembro, será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 28 de outubro. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.

“O setor do audiovisual em São Paulo é uma grande potência, em constante crescimento. Ter essa missão do CreativeSP para promover a troca de experiências, para que as empresas paulistas possam buscar novos parceiros e perspectivas, é muito importante. Vamos levar e mostrar o nosso potencial para o mundo”, comentou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

As empresas selecionadas poderão trocar conhecimentos e fazer negócios com representantes de mais de 40 países. No ano passado, o Ventana Sur recebeu cerca de 4,4 mil profissionais, como promotores de eventos, produtores e distribuidores internacionais. Ele também é importante para quem busca financiamento e parcerias para a produção de conteúdo.

O evento é organizado pelo Marché du Film (Mercado do Filme, em português), o mesmo que é responsável pela área de negócios do tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França, do qual o CreativeSP também participa.

O CreativeSP

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Em 25 missões já realizadas, o CreativeSP levou 225 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.

Ao todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival Fringe de Edimburgo (Escócia) e na Gamescom (Alemanha). Até o fim do ano, além do Ventana Sur, ainda tem Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Womex (Inglaterra).