Governo de SP levará empresas paulistas para o Fringe, um dos maiores eventos de arte e cultura do mundo, na Escócia
Interessados em participar da missão do CreativeSP devem se inscrever até 12 de julho
InvestSPO Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para o Festival Fringe de Edimburgo, um dos maiores eventos sobre arte e cultura do mundo, realizado de 2 a 26 de agosto, na Escócia. A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 12 de julho. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
“O Festival Fringe de Edimburgo é uma vitrine excepcional para a cultura e a criatividade, proporcionando uma oportunidade única para artistas e empresas do setor cultural de São Paulo se apresentarem em um palco global. A missão do CreativeSP para o Fringe é uma demonstração do compromisso do governo estadual com a promoção da inovação artística paulista, pois não só amplia a visibilidade internacional dos nossos talentos, mas também estimula o intercâmbio cultural e a geração de negócios”, declarou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Além da oportunidade de mostrar seu trabalho para produtores, promotores de eventos e possíveis investidores e parceiros do mundo todo, os participantes do Fringe terão acesso a ações voltadas a temas que são destaque no debate político, econômico e social. Entre eles: meio ambiente, inteligência artificial (IA), esporte e a experiência feminina no capitalismo.
Em 2024, o Fringe deve reunir artistas de quase 60 países e apresentar mais de 3,3 mil atrações de circo, teatro, dança, comédia, música e programas voltados para as crianças, entre outros temas.
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). E, depois do Fringe, ainda tem Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra).