Governo de SP levará empresas paulistas para a Womex, uma das maiores feiras mundiais da indústria musical, na Inglaterra
Interessados em participar da missão do CreativeSP devem se inscrever até 13 de setembro
InvestSPO Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para a Worldwide Music Expo (Womex), na Inglaterra, uma das maiores feiras do mundo da indústria musical. A missão empresarial, que acontece entre 23 e 27 de outubro, será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 13 de setembro. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
"A Womex reúne líderes e visionários da indústria musical, tornando-se uma excelente oportunidade para as empresas paulistas se atualizarem, conferirem as novidades do mercado em primeira mão e, naturalmente, construírem parcerias estratégicas”, comentou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
As empresas selecionadas poderão trocar conhecimentos e fazer negócios com representantes de cerca de 100 países. No ano passado, a Womex reuniu mais de 2,7 mil profissionais - entre promotores de eventos, produtores e distribuidores, por exemplo - e quase 1,4 mil empresas.
Além da questão cultural, o setor musical tem ganhado peso na economia paulista, inclusive por conta dos grandes shows e festivais. Além do já consolidado Lollapalooza, por exemplo, só a edição de estreia do The Town, em setembro do ano passado, no Autódromo de Interlagos, movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão em setores como hospedagem, alimentação e transporte. Com um público de meio milhão de pessoas, o evento gerou cerca de 20 mil empregos.
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 25 missões já realizadas, o CreativeSP levou 225 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game DevelopersConference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival Fringe de Edimburgo (Escócia) e na Gamescom (Alemanha). Até o fim do ano, além da Womex, ainda tem Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Ventana Sur (Uruguai).