Governo de SP levará 10 empresas paulistas para a GDC, um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo, nos EUA
Projeção de negócios gerados na indústria cultural pelo programa CreativeSP, até agora, chega a R$ 846 milhões, além de 16,1 mil empregos
InvestSPO Governo de São Paulo levará uma comitiva com dez empresas paulistas para a Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos sobre jogos eletrônicos do mundo, realizado de 18 a 22 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos.
A missão empresarial será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda em um segmento que movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames).
As empresas selecionadas foram: VRMonkey, Pepita Digital, (AC) Omega Syur, Gixer Entertainment, Spark Studio, ARVORE EXPERIENCIAS IMERSIVAS, Webcore Games, Coffeenauts
White Wolfy e Ilex Games.
Será a quarta missão do CreativeSP voltada para o setor de jogos eletrônicos. Nas outras – para a Gamescom, na Alemanha, em 2022 e 2023, e a GDC de 2023 -, a projeção de negócios gerados pelas empresas participantes chegou a quase R$ 200 milhões.
O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Até R$ 2,5 bilhões em negócios na indústria cultural
Em 20 missões, o programa já levou 173 empresas da indústria cultural para alguns dos maiores eventos de economia criativa do mundo, como: SXSW (EUA), Festival de Cinema de Cannes (França), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Espanha) e Web Summit Lisboa (Portugal).
A projeção de novos negócios gerados pelas empresas participantes é de R$ 846 milhões, com a criação de 16,1 mil vagas de trabalho. A expectativa é que, até 2028, o programa injete cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria cultural paulista.
Só no primeiro semestre de 2024, serão realizadas cinco missões. Empresas selecionadas pelo CreativeSP já participaram do Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha, e do South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos. Já em maio e junho, o programa levará empresas paulistas para os festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França. As inscrições para as duas missões estão abertas pelo site da InvestSP.