Governo de SP leva empresas paulistas para a GDC, um dos maiores eventos sobre games do mundo, nos EUA
Missão do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e atrair investimentos para a indústria cultural
InvestSPUma comitiva do Governo de São Paulo com dez empresas desembarca, nesta segunda-feira (17), na Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos sobre games do mundo, que acontece entre 17 a 21 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos. A missão empresarial é realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas para a missão são: Cavylabs, Eter Games, Flutu, Gixer, GMD, Grumpy Fox Games, Ignite, PushStart, Qubyte Interactive e Surprise CO.
Clique aqui e saiba mais sobre as empresas selecionadas.
"São Paulo já é um grande polo da indústria de games no Brasil, e a participação na GDC é uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e atrair investimentos. O setor tem um enorme potencial de crescimento e inovação, e essa missão reforça nosso compromisso em impulsionar negócios e gerar empregos”, comentou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, apontam dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames). São Paulo ainda concentra 35% dos desenvolvedores de games do país, o que dá mais de 300 empresas.
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Só no ano passado, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo – entre eles a própria GDC e a Gamescom, na Alemanha. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.
Em 2025, o CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha) e no South by Southwest (EUA). E outras duas missões estão com inscrições abertas, para os festivais de Cinema e de Publicidade de Cannes (França).