Governo de SP leva 10 empresas para a Web Summit, em Portugal
Visita à maior feira de inovação e tecnologia do mundo será a 8ª missão do programa CreativeSP, da InvestSP e das secretarias de Cultura e Relações Internacionais, que deve injetar R$ 300 milhões na economia paulista
InvestSP e secretarias de Cultura e Relações InternacionaisO Governo de São Paulo realiza a 8ª missão do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que tem como objetivo impulsionar o intercâmbio das empresas paulistas do setor, atrair investimento estrangeiro para o estado e promover São Paulo lá fora. O destino é a Web Summit, maior feira de inovação e tecnologia do mundo, que acontece de 1 a 4 de novembro em Lisboa, em Portugal. O programa é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. A missão para a Web Summit ainda conta com apoio da SP Negócios, a agência de promoção de investimentos da cidade de São Paulo.
Mais de 200 empresas do setor de economia criativa se inscreveram para a missão. As 10 selecionadas foram: DaHouse, Mimo Live Sales, Pilotis Produções Artísticas, Sympla Internet Soluções, Trocaderia Criatividade Fluída, World Creativity Day, Gomidia.Net, Alfabantu, Brunch e Trakto. Elas contarão com curadoria oferecida por especialistas do CreativeSP e poderão expor seus produtos e serviços a dezenas de investidores internacionais, além da oportunidade de trocarem ideias com representantes da Futurum Capital, venture developer presente em vários países que se dedica à criação e ao desenvolvimento de startups.
A missão conta, ainda, com a presença de autoridades e especialistas. Destaque para o secretário de Cultura de Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, o presidente da InvestSP, Antonio Imbassashy, e a presidente da SP-Arte, entidade que atua para desenvolver o mercado de arte no país, Fernanda Feitosa. Os três falarão sobre São Paulo e o Brasil para uma plateia de especialistas e investidores do mundo todo no painel “O papel da arte e da cultura em tempos difíceis”. A ideia é debater como - em um cenário com recessão econômica, mudanças climáticas, polarização política e guerra na Ucrânia – a arte e a tecnologia podem unir os públicos mais diversos, assim como os impactos da tecnologia sobre a arte e na forma de fazer negócios no setor.
“A Missão WebSummit do programa Creative SP tem o duplo objetivo de incentivar a internacionalização de empresas altamente qualificadas da economia criativa de São Paulo e posicionar o Estado como um hub global do setor neste que é um dos maiores eventos de inovação do planeta”, explica Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “As empresas selecionadas passaram por um rigoroso processo de capacitação e participarão de uma extensa agenda de reuniões e palestras em Lisboa. Além disso, teremos um painel sobre a economia criativa de São Paulo na programação oficial e um evento de networking para estimular novos negócios.”
“São Paulo reúne tudo o que é preciso para inovar, como universidades de ponta, centros de pesquisa e programas de apoio ao empreendedorismo, além de ser a sede das principais empresas do país e oferecer uma diversidade única. Nossa participação na Web Summit mostrará ao mundo que o estado pode competir com os maiores polos de inovação do planeta, como Califórnia e Xangai”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.
“A cada missão um mundo de oportunidades se abre para cada empresa paulista participante, seja pelo volume de negócios, pelo intercâmbio cultural, pela troca de experiências e soluções, e pela criatividade. Apenas neste ano, o Governo de São Paulo proporcionou aos nossos empreendedores imersões e expansão de networking em cinco países europeus (Alemanha, Escócia, Espanha, França e Portugal), também levou outros dois grupos aos Estados Unidos e Canadá e, na sequência do Summit, também teremos representantes de nossas secretarias na COP-27, no Egito. Um balanço muito positivo e propositivo”, avalia o secretário de Relações Internacionais, Julio Serson.
Cerca de R$ 300 milhões para a cultura paulista e 6,5 mil empregos
Antes da Web Summit, o Creative SP realizou outras sete missões, com até 10 empresas cada uma, para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design - SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, e Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
A expectativa do Governo de SP e das empresas participantes é que, no período de um ano, as missões gerem cerca de R$ 300 milhões em negócios e 6,5 mil empregos no estado. Até agora, os empreendedores puderam fazer contato com mais de 1,2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Reino Unido.
O valor de R$ 300 milhões supera em mais de 50 vezes o investimento público no Creative SP, que em 2022 será de R$ 5,5 milhões. O programa reembolsa os participantes em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis. Ele também oferece, gratuitamente, ações de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados, acompanhamento pós-eventos e a possibilidade de as empresas participarem de rodadas internacionais de negócios.