28/08/24 10h30

Governo de SP lança Rotas do Vinho e reforça potencial do Estado para a viticultura

Iniciativa gera oportunidades para novos negócios também para municípios localizados em um raio de até 50 quilômetros das áreas produtoras

InvestSP

O Governo de SP lança, na noite desta quarta-feira (28/08), no Palácio dos Bandeirantes, o Rotas do Vinho de São Paulo – programa intersetorial que mapeou produtores e vinícolas e catalogou tipos de uva, níveis de produção e atividades turísticas relacionadas ao vinho em São Paulo.

Com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa envolveu Casa Civil, Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Cultura e Economia e Indústria Criativas, além de empresários e produtores da cadeia produtiva paulista do vinho.

O programa nasceu após a interlocução do Governo do Estado com o empresariado do interior paulista e produtores de vinho. Aproveitando da boa fase da produção de vinho no estado, que registrou um aumento de 800% no número de videiras destinadas à vitivinicultura em 2023, a iniciativa conectou o conjunto de 66 vinícolas, inclusive premiadas, que oferecem, além do vinho que é produzido, experiências para os visitantes e turistas.

Ao todo, cinco rotas foram traçadas para convidar os visitantes a conhecerem os sabores e as belezas da cultura vinífera do estado. São elas, Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região); Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região) e Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região), que envolvem 55 vinícolas. Outras 11 vinícolas, localizadas em 10 municípios, foram organizadas em enodestinos.