09/04/25 15h05

Governo de SP fortalece laços comerciais com empresas norte-americanas

Investe SP, agência de fomento a investimentos do Estado, deverá apoiar iniciativas de empresas estrangeiras que beneficiem São Paulo

Agência SP

O vice-governador Felicio Ramuth encontrou-se com representantes de empresas norte-americanas para traçar novos acordos entre o Governo de São Paulo e o setor privado estrangeiro. A reunião, que ocorreu nesta terça-feira (8) no Palácio dos Bandeirantes, também teve a participação de representantes da Investe SP, a agência de promoção de investimentos do Governo, que apoiará as novas oportunidades.

“O Governo de São Paulo está aberto ao diálogo e à cooperação internacional. Acreditamos que parcerias com empresas estrangeiras, como as norte-americanas que recebemos, são fundamentais para impulsionar inovação, gerar empregos e atrair investimentos sustentáveis para o nosso Estado”, disse o vice-governador

O evento fez parte da missão comercial liderada pelo Business Council for International Understanding (BCIU). A missão busca criar novas oportunidades de diálogo entre o setor público e privado, promovendo parcerias e o intercâmbio de boas práticas entre os dois países.

A delegação foi composta por representantes de empresas norte-americanas dos setores de tecnologia, farmacêutica e biotecnologia. Participaram da reunião Reid Harrison e Gabriella Rodbell, diretores do BCIU, além de integrantes das empresas Veea Systems, Brains Bioceutical e Organon.

No encontro, os representantes das empresas tiveram interlocução com a Investe SP. Com isso, surgiram oportunidades de colaboração entre as companhias e entidades ligadas ao Governo de São Paulo, como o Instituto Butantan e as universidades estaduais. A partir de então, a Investe SP terá o papel de apoiar a alocação de investimentos em São Paulo e a operação das empresas no estado.

Laços econômicos entre SP e EUA

Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Estado de São Paulo, que responde por mais de 20% do comércio bilateral entre os dois países. Em 2023, o investimento direto americano no Brasil alcançou US$ 357,8 bilhões, equivalente a 34% do total de investimentos estrangeiros no país.

Cerca de 1.130 das 2.500 empresas norte-americanas com operação no Brasil estão sediadas em São Paulo, gerando mais de 150 mil empregos. Entre os principais produtos exportados do estado para os EUA estão aviões, veículos aéreos, derivados de petróleo e suco de laranja. As importações são lideradas por medicamentos, óleos minerais, inseticidas e turbinas.

Desde dezembro de 2021, a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, conta com um escritório internacional em Nova York, fortalecendo a articulação com o mercado norte-americano.

 

Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/parceria-com-empresas-norte-americanas/